NOTÍCIAS

24/10/2025

SEST SENAT é reconhecido no Prêmio Análise DNA+ Fenalaw com case de inovação na área jurídica

SEST SENAT

Da Agência CNT Transporte Atual

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) recebeu reconhecimento na noite dessa quinta-feira (23), durante a quarta edição do Prêmio Análise DNA+ Fenalaw 2025, pelo case “Transformação Estratégica”, desenvolvido e implementado pela Gerência Executiva de Jurídico da Instituição. A cerimônia ocorreu na Fenalaw, maior evento jurídico da América Latina, em São Paulo (SP).

O SEST SENAT conquistou o troféu de bronze na categoria Legal Operations, que valoriza práticas de eficiência em departamentos jurídicos corporativos. A gerente executiva jurídica do SEST SENAT, Lívia Dantas, recebeu a homenagem em nome da Instituição. Nesta sexta-feira (24), a gerente retorna ao evento para ministrar a palestra “Rumo a 1 milhão de reais em impacto financeiro: eficiência estratégica e tecnologia com 75% de redução operacional”, detalhando os resultados da transformação promovida pelo projeto premiado.

O case premiado surgiu do desafio de lidar com o crescimento constante do volume de processos, a sobrecarga operacional e a necessidade de alinhar o trabalho jurídico à estratégia institucional. Para superar esse cenário, a Instituição realizou uma reestruturação completa, integrando tecnologia, gestão e estratégia.

A transformação gerou uma economia anual estimada em R$ 745 mil, com retorno sobre o investimento (ROI) de 100% já no primeiro ano. Também houve redução expressiva de riscos e custos com litigância, maior transparência financeira e fortalecimento da governança.

Segundo Lívia Dantas, “mais do que implantar ferramentas, o SEST SENAT promoveu uma orquestração inteligente entre tecnologia, gestão e propósito, garantindo que a área jurídica atuasse de forma estratégica e em sintonia com os objetivos institucionais”.

Entre as principais iniciativas, destacam-se:

  •     implementação de um ERP jurídico para centralizar informações e aumentar o controle processual;
  •     automação de 75% das atividades operacionais com o uso de inteligência artificial, reduzindo 2.100 horas de trabalho anuais;
  •     conciliação automatizada de depósitos judiciais, com rastreabilidade e evidências robustas para auditorias;
  •     criação de um mapa estratégico jurídico, alinhando as metas da área à estratégia institucional;
  •     reposicionamento do departamento jurídico como área estratégica, orientada por dados e com maior integração à gestão da Entidade.


O reconhecimento

Criado pela Análise Editorial em parceria com a Fenalaw, o Prêmio Análise DNA+ Fenalaw é uma vitrine das iniciativas mais inovadoras do setor jurídico no Brasil. A edição de 2025 trouxe como novidade a participação de departamentos jurídicos de empresas, ampliando a diversidade de cases inscritos e reforçando o papel estratégico da inovação corporativa no direito.

A premiação contempla práticas de diversidade e inclusão, gestão, marketing jurídico, tecnologia e inteligência artificial aplicada aos serviços jurídicos, destacando soluções que geraram impacto real nos negócios.