NOTÍCIAS
25/10/2025
NTU participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre tarifa zero
FETRONORO diretor de Gestão da NTU, Marcos Bicalho, participou na terça-feira (21) de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. O debate, proposto pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP), teve como objetivo discutir e analisar a viabilidade econômica, social e administrativa da proposta de gratuidade integral e universal do transporte público coletivo. Durante sua exposição, o representante da NTU apresentou dados referentes às cidades que já implementam a tarifa zero, seja parcial ou universal. Marcos Bicalho ressaltou que a ausência de fontes de custeio, nesse contexto, pode levar a um desequilíbrio dos sistemas. Ele também mencionou que é necessário cautela, sobretudo na implantação da política em grandes centros urbanos, que apresentam sistemas de transporte complexos e com características específicas.
Além do diretor da NTU, a audiência contou com a participação de Celso Haddad, presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá/RJ; Hernany Reis, da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre/RS e 1° vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP); Maria Luiza Côrtes, representante do Movimento Tarifa Zero/RJ; Thiago Trindade, vice-diretor do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB); Ivana Moura, da Associação Brasileira dos Municípios (ABM); e Ana Patrizia Lira, diretora presidente da ANPTrilhos. Também estiveram presentes na audiência os deputados Antônio Doido (MDB-MA), Maria do Rosário (PT-RS), Yury do Paredão (MDB-CE), Eli Borges (PL-TO) e Max Lemos (PDT-RJ), entre outros.
Continuidade - em entrevista à TV Câmara, Marcos Bicalho também afirmou que os serviços de transporte público coletivo urbano exigem continuidade e, portanto, necessitam de fontes perenes e seguras de recursos. Lembrou ainda que é fundamental garantir segurança jurídica aos milhares de contratos hoje vigentes no país. Acesse aqui a entrevista.