NOTÍCIAS
24/07/2026
Dia do Motorista: setor enfrenta escassez de profissionais, mas o Programa Mais Motoristas registra recorde de interessados na profissão
FETRONORCelebrado em 25 de julho, o Dia do Motorista é uma oportunidade para reconhecer o trabalho de quem conduz milhões de brasileiros diariamente com responsabilidade e segurança. Mas a data também chama a atenção para um dos principais desafios enfrentados pelo setor de transporte no país: a falta de motoristas profissionais.
Levantamentos da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelam que a escassez de mão de obra já impacta diretamente as empresas. No transporte rodoviário de cargas, 65,1% das empresas apontam a função de motorista como a de maior dificuldade de contratação, enquanto 44,6% mantém vagas abertas para esses profissionais. No transporte de passageiros, o cenário também preocupa, com empresas enfrentando dificuldades para preencher seus quadros de motoristas. Entre as causas estão a aposentadoria de profissionais, a baixa entrada de jovens na carreira, a elevada responsabilidade da atividade, a necessidade de qualificação específica e os desafios da rotina de trabalho.

Criado para ampliar a oferta de motoristas profissionais no Brasil, o programa oferece gratuitamente a mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias C, D ou E, além da qualificação profissional necessária para atuação no transporte de cargas e de passageiros. A iniciativa busca reduzir o déficit de mão de obra, gerar novas oportunidades de emprego e renda e contribuir para um trânsito mais seguro.

Para o presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) e vice-presidente da CNT, Eudo Laranjeiras, os números demonstram que, quando há oportunidade de formação e incentivo, a profissão volta a despertar interesse. "O crescimento expressivo do Programa Mais Motoristas mostra que existe uma demanda de pessoas interessadas em ingressar na profissão. Esse é um passo importante para enfrentarmos um dos maiores desafios do transporte brasileiro, que é a escassez de mão de obra qualificada. Mas, além de formar novos profissionais, precisamos valorizar quem já está na atividade, oferecendo capacitação permanente, boas condições de trabalho e atenção especial à saúde mental dos motoristas."
Segundo Eudo Laranjeiras, o motorista é o principal elo entre as empresas de transporte e a população. "Mais do que conduzir um veículo, esses profissionais transportam vidas todos os dias. Enfrentam trânsito intenso, cumprem horários, lidam com situações de pressão e carregam uma enorme responsabilidade. Investir na qualificação, na tecnologia, na segurança e no bem-estar desses trabalhadores é investir na qualidade do transporte oferecido à sociedade."
A FETRONOR destaca que as empresas associadas têm ampliado investimentos em treinamentos, direção defensiva, atendimento ao cliente, atualização profissional e ações voltadas ao bem-estar físico e emocional dos colaboradores, em parceria com o SEST SENAT em todo o país.
Neste Dia do Motorista, a Federação presta homenagem aos profissionais que, com dedicação, responsabilidade e compromisso, garantem diariamente a mobilidade da população e o funcionamento da economia. Mais do que dirigir veículos, eles conectam pessoas, impulsionam o desenvolvimento e desempenham uma atividade essencial para o Brasil.