Empresas como da Mercedes-Benz, Praxio Tecnologia, Marcopolo e Caio compartilharam soluções inovadoras adotadas por cada empresa e destacaram a importância de se investir cada vez mais em inovação. Debates sobre o tema ocorreram no dia 23, no Painel 5 – “Impulsionadores da inovação”, durante o último dia do Seminário Nacional NTU 2021 e Feira Lat.Bus Transpúblico. No decorrer do painel, os participantes atualizaram o público do Seminário sobre as inovações realizadas por empresas como a Mercedes-Benz, Praxio Tecnologia, Marcopolo e Caio, que são parceiras patrocinadoras do COLETIVO, programa de inovação em mobilidade urbana criado pela NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.
Segundo Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz no Brasil, a empresa está no Brasil desde a década de 1950 e atua com inovação em duas frentes: “de dentro para fora, que parte da Mercedez-Bens para contribuir com a sociedade, com o meio ambiente, com a eficiência dos operadores de transporte e com a responsabilidade social da companhia; e de fora para dentro, recebendo projetos externos de startups. Diariamente centenas de propostas de ideias de inovação chegam em nossa empresa”, explicou. A empresa conta com o canal www.movemosomundo.com.vc para receber propostas e sugestões de inovação da sociedade.
Valmir Colodrão, CEO Praxio Tecnologia, afirmou que a empresa fará investimentos em inovação após a fusão da empresa com a NSTech. “Será aportado R$ 500 milhões e 20% serão para investir em inovação, em startups voltadas ao setor”, explica. Segundo Colodrão, a pandemia é o momento de investir para superar os desafios no processo de retomada da economia. “Estamos conversando com sindicatos, associações e empresas para sabermos o que podemos fazer juntos”, informou.
De acordo João Paulo Pohl Ledur, diretor de estratégias e transformação digital da Marcopolo, a companhia está há 72 anos no mercado e presente em 120 países. Segundo Ledur, desde 2013 a empresa investe em startups. A iniciativa Marcozero é o principal canal da companhia para o recebimento de propostas de inovação de fora (da sociedade) para dentro da empresa. “Já conversamos com pelo menos 1.200 startups e duas empresas receberam investimentos direto da Marcopolo e seis estão em processo de começar a receber investimentos”, concluiu.
Finalizando o painel, mediado por Edmundo Pinheiro, conselheiro da NTU e presidente do Conselho de Inovação da NTU, o gerente de engenharia industrial da Caio, João Roberto Santos, destacou as principais ações de inovações da empresa e destacou as iniciativas criadas para o enfrentamento da Covid-19. A empresa investiu em desenvolvimento de inovação de materiais com propriedades antivirais. “A empresa realizou uma bateria de testes nos veículos com esses materiais que foram aplicados em revestimentos como em balaústres e poltronas. “As análises de laboratório identificaram a redução da carga viral em 99%”, comemora Santos. “Muitos dos nossos clientes abandonaram o transporte coletivo em razão da Covid-19 e era fundamental darmos uma resposta a essa questão de segurança”, completou.
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