O SEST SENAT realizou, de 1º a 31 de maio, mais uma mobilização nacional da campanha do Maio Amarelo. Em 2023, a CNT e o SEST SENAT foram apoiadores centrais da campanha, que contou com esforços do Observatório Nacional da Segurança Viária, do Ministério dos Transportes e do Ministério das Cidades. As 162 unidades operacionais do SEST SENAT realizaram uma grande mobilização nacional com ações de promoção de saúde de pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de atividades de educação de trânsito. Foram registrados mais de 540 mil atendimentos, um recorde quando consideradas todas as mobilizações já realizadas pelo SEST SENAT.
Foram desenvolvidas diversas atividades, como blitze educativas, palestras de conscientização e atendimentos gratuitos de saúde. As ações foram realizadas em empresas de transporte, terminais de cargas e de passageiros, pontos de parada e postos de combustíveis. Os profissionais das Unidades Operacionais levaram conscientização e orientações sobre o papel de cada um para a construção de um trânsito mais seguro.
Em 2023, o foco da conscientização são as escolhas que cada pessoa pode fazer para tornar o trânsito mais humanizado e seguro. Por isso, o slogan da campanha é “No trânsito, escolho a vida”. Afinal, se o propósito das leis de trânsito é proteger pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, quando nós escolhemos respeitar essas regras, nós escolhemos a vida.
O alto número de pessoas alcançadas com as ações realizadas pelo SEST SENAT, somado ao impacto das iniciativas de outros seguimentos dentro e fora do setor público, tem tudo para refletir no resultado esperado que é poupar acidentes nas estradas e salvar muitas vidas. Para além da mobilização nacional, o tema da segurança viária faz parte de um compromisso institucional permanente do Sistema Transporte. No SEST SENAT, dentro do escopo de atuação, são prestados atendimentos de atenção à saúde dos motoristas profissionais, diretamente afetados pela insegurança e riscos nas estradas, e oferecidos cursos de capacitação para garantir maior segurança no trânsito, além de treinamentos com foco na direção segura que aliam a teoria à prática.
O Sistema Transporte continua empenhado, durante todo o ano, no trabalho de conscientização, capacitação e responsabilidade dos profissionais nas estradas, ainda mais motivados depois das iniciativas deste mês.