O presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, realizou na manhã desta quinta-feira (12), na unidade do Sest Senat Natal-RN, a abertura do I Encontro Técnico Regional do Programa Despoluir 2022 – Nordeste.
“É uma honra para a Fetronor sediar o primeiro encontro técnico regional do Despoluir, pois acreditamos que regionalizar é a maneira mais fácil de trabalhar, trocar ideias e reciclar os conhecimentos beneficiando nossos profissionais, a sociedade e as empresas”, disse Eudo.
O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, participou da abertura de forma online e destacou o trabalho da equipe do Despoluir da Fetronor, que teve o melhor desempenho em aferições veiculares no ano de 2021.
“A Fetronor é hoje uma referência nacional, destacando-se pela competência e boas aplicações ao Programa do Despoluir e com certeza incrementará o encontro e propiciará experiências positivas aos demais participantes”, revelou.
O encontro reúne 25 técnicos, quatro coordenadores e dois superintendentes de cinco federações da região Nordeste, além de Érica Marcos, gerente executiva ambiental da CNT, e Raflem Santos, analista ambiental da CNT. As federações participantes são: Fetronor (PE, PB e RN), Fetracan (PE), Fetrabase (BA e SE), Fetralse (AL e SE) e Fetrans (CE, MA e PI).
A programação do primeiro dia do encontro começou pelo período da manhã com a apresentação das equipes, avaliações veiculares ambientais, conceitos, legislação vigente, instrução de serviço e dinâmica prática. Logo depois o intervalo para o almoço, foram tratados os assuntos sobre as novidades do Programa Despoluir, ranking e produtividade das federações e publicações técnicas.
O segundo e último dia, nesta sexta-feira (13) começará com a avaliação da qualidade do diesel, equipamentos utilizados, conceitos teóricos, manuseio prático, um espaço para dúvidas e respostas. O encerramento do encontro acontece às 12h. Logo depois do almoço, os técnicos e coordenadores seguem para as respectivas sedes.
DESPOLUIR – Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte), que realiza, desde 2007, atividades práticas, em parceria com a Fetronor, que visam a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte. Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.