Com a aceleração do processo de transformação digital das empresas, impulsionado pela pandemia da Covid-19, e a mudança no perfil do consumidor, que também está cada vez mais digital, a chamada “experiência do cliente” se tornou um dos principais diferenciais que podem determinar o sucesso ou, até mesmo, o insucesso de um negócio.
Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apesar de 67,4% das empresas do ramo indicarem prejuízo no desempenho financeiro em 2020, 37% consideraram que em 2021 será um ano melhor para o setor.
Diante desse prognóstico, as tendências e pesquisas de mercado já apontam que a percepção dos consumidores acerca de um determinado produto vai desde a pesquisa na internet, por exemplo, até o dia em que ele recebe o pedido em sua casa, com a qualidade esperada e no prazo estipulado.
Porém, segundo Haldnei Hacker Figueiredo, Business Relationship Manager da Softtek Brasil, essa percepção não se limita tão-somente à experiência do consumidor. Ela vai além, influenciando o comportamento do cliente e construindo memórias que impulsionam a sua lealdade, além de afetar indiretamente o valor econômico de um determinado produto ou serviço.
“Toda empresa tem como foco garantir que esse ciclo de compra completo, o qual o cliente vivencia, transcorra da melhor forma possível para que ele resulte, enfim, na sua fidelização. Mas para que isso ocorra, é preciso compreender dois fatores cruciais: a gestão do estoque dentro do WMS (Warehouse Management System) e a gestão da logística, que utiliza o TMS (Transportation Management System)”, explica o executivo.
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