A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que inicia nesta sexta-feira, 08 de outubro de 2021, a Operação Centauro para combater o transporte não autorizado de passageiros.
Entre os principais focos estão ônibus sem condições de manutenção ou sem autorização de realizar viagens regulares.
Os veículos nestas situações serão apreendidos e os passageiros serão transferidos para ônibus regulares com os custos bancados pelas empresas responsáveis pelas viagens não autorizadas.
Haverá bloqueios em 27 pontos estratégicos, nas principais rotas do transporte clandestino no pais.
A fiscalização contará com apoio de outros órgãos da administração pública como a Policia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares estaduais.
Por meio de nota, a ANTT explica que a megaoperação é necessária por causa do feriado prolongado de Aparecida e pelo crescimento da atuação do transporte não autorizado.
A ANTT alerta à população dos riscos em um transporte não autorizado, justamente pela precariedade dos veículos, que não oferecem segurança, com motoristas cansados, ou não treinados, e pelo aumento do risco de contágio pela COVID-19.
A escolha desta data é em decorrência do acréscimo de fluxo de transporte irregular no período, em função do feriado prolongado de 4 dias, dia de nossa Senhora Aparecida, concomitante com o dia das crianças, que também se comemora no dia 12 de outubro.
Para informações sobre a legalidade da viagem ou denúncias de transporte clandestino, a Agência informa os canais da Ouvidoria:
Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.