A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta segunda-feira, 11 de outubro de 2021, já ter feito o transbordo de 846 passageiros que viajavam em veículos irregulares.
Foram todos realocados para empresas legalizadas. As despesas dos bilhetes ficam a encargo dos infratores.
A Operação Centauro está voltada ao combate ao transporte clandestino no país, e o balanço parcial mostra que 938 veículos já foram fiscalizados e 60 foram apreendidos.
A operação segue até o dia 16 de outubro, próximo sábado, e tem apoio da Policia Rodoviária Federal (PRF), polícias militares estaduais e outros órgãos da administração pública, com a Receita Federal e os Departamentos Estaduais de Estradas e Rodagens (DER).
Em comunicado encaminhado à imprensa, no entanto, a Agência não informou os locais da operação. apenas que a fiscalização ocorre em 27 pontos estratégicos, nas principais rotas do transporte clandestino no pais.
“A ANTT alerta à população dos riscos em um transporte não autorizado, justamente pela precariedade dos veículos, que não oferecem segurança, com motoristas despreparados e cansados, e ainda, pelo aumento do risco de contágio da COVID-19”, diz o comunicado.
A data da Operação Centauro, ainda de acordo com o comunicado, se deve ao acréscimo de fluxo de transporte irregular no período, em função do feriado prolongado de quatro dias, dia de Nossa Senhora Aparecida, concomitante com o dia das crianças, dia 12 de outubro.
Para informações sobre a legalidade da viagem ou denúncias de transporte clandestino, a Agência informa os canais da Ouvidoria:
Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br