O respeito e a atenção às pessoas com deficiência são fundamentais. Com esse princípio, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) realiza, desde o ano passado, o programa “Transporte Inclusivo”. Na última quarta-feira, 17, o programa concluiu a sua segunda fase, em um evento realizado na Garagem da Transnacional, no bairro do Geisel, zona sul da capital paraibana.
Nesta segunda fase, o foco foi capacitar empresários e funcionários em cargos de liderança no sistema de transporte urbano, especialmente aqueles em funções de supervisão, gerência e liderança. Na fase inicial, a prioridade foi a capacitação dos motoristas. Apesar de já terem sido concluídas duas fases, o programa continuará com novos desdobramentos.
O Sintur-JP reconheceu a necessidade de capacitar os operadores para assegurar que as pessoas com deficiência (PCDs) recebam o respeito e o tratamento igualitário que merecem.
“Ao utilizar o transporte coletivo de passageiros, as pessoas com deficiência devem se sentir seguras e bem acolhidas, sendo sempre respeitadas”, afirmou Isaac Jr. Moreira, diretor institucional do Sintur-JP, que também participou desta fase de capacitação.
Carol Vieira, mulher com deficiência, representantes de entidades e membro do corpo técnico do curso, destacou a importância dessa experiência. “Essa capacitação é fundamental para orientar tecnicamente os operadores e sensibilizar a população sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, afirmou.
Marina Felismina, representante da Prefeitura Municipal de João Pessoa na ocasião, elogiou a iniciativa, considerando-a essencial para combater o capacitismo. Antonio Fleming, do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), entidade parceira do programa, também marcou presença no evento de encerramento, juntamente com as diretoras das empresas de ônibus de João Pessoa, Larissa e Lorena Nascimento, e outros diretores do Sintur-JP.