O Despoluir da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) fechou o ano de 2022 com números positivos. No relatório de metas constam 47.982 avaliações ambientais veiculares realizadas, ultrapassando o objetivo projetado de 30.000 e atingindo um indicador de desempenho de 159,94%, nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Em 2022, a coordenação do Despoluir visitou 52 empresas, passando da meta projetada de 36 e alcançando um indicativo de 144,4% de atividade. Na avaliação do óleo diesel foram realizadas 205 análises, apresentando desempenho de 85,41%. O ano também ficou marcado pela retomada do projeto Despoluir nas Escolas, sendo visitadas cinco escolas municipais na cidade de Natal-RN.
O Despoluir também promoveu e organizou quatro eventos na região: Qualificação Programa de Vida no Trânsito e os Desafios da Intersetorialidade, I Encontro Técnico Regional, FliQ – Feira de Livros e Quadrinhos. e a participação na WebinAR – Gestão de Resíduos Sólidos no Transporte Coletivo.
Nos trabalhos desenvolvidos de conscientização da sociedade, o Despoluir participou de seis campanhas, três a mais da meta estabelecida. As ações em parceria com o SEST SENAT incluem a Semana Mundial da Saúde, Maio Amarelo, Sustentabilidade no Transporte, Dia do Motorista, Semana Nacional do Trânsito e Prevenção de Acidentes, Pedal Kids e Redução de Roubos de Cargas nas Rodovias.
O excelente trabalho desenvolvido pela equipe de coordenadores e técnicos dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte rendeu no final do ano uma nota 9,2 em pesquisa de satisfação junto às empresas, atingindo desempenho de 110%. Os resultados foram comemorados pela coordenadora do Programa Despoluir da Fetronor, Samara Dayane Freire Bezerra.
“O ano de 2022 foi excelente, desde números de aferições realizadas e aprovadas, participações em eventos, reuniões junto a órgãos municipais, suporte em licenças ambientais oferecidas às empresas, entre várias outras atividades que realizamos”, disse Samara que espera por um 2023 ainda melhor. “Para 2023, temos muitas perspectivas, como chegar a 50 mil aferições veiculares, fazer com que o Despoluir seja cada vez mais reconhecido e melhorar os atendimentos as empresas”, revelou.