O Despoluir nas Escolas em parceria com o Pelotão da Cidadania esteve nesta quarta-feira (25) na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura, no bairro das Quintas, em Natal-RN. Um total de 39 alunos do 5º ano do ensino fundamental conheceram o Programa Ambiental do Transporte e as Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital potiguar.
A coordenadora do Despoluir da Fetronor, Samara Dayane Bezerra, participou da ação e falou da importância do programa. “Foi um prazer enorme acompanhar esse projeto de pertinho pela primeira vez. É incrível ver as crianças empolgadas e preocupadas com o ecossistema, reforçando que o Projeto Despoluir nas Escolas juntamente com o Pelotão da Cidadania é de extrema importância para a preservação e melhoria do meio ambiente, informando o impacto e preocupação nas nossas Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs), desde um saquinho jogado na rua até a emissão de poluentes através de veículos automotivos”, comentou.
O projeto é uma parceria da Fetronor com o Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente na escolas da rede municipal.
Os estudantes participaram de uma aula de campo com visitação às Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital potiguar, depois assistiram a apresentação do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, realizado pela coordenadora Samara Dayane Bezerra e o assessor técnico Gustavo Costa. No final, todos receberam os brindes oferecidos pela Fetronor.
O Despoluir é o Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte), que realiza desde 2007, atividades práticas, em parceria com a Fetronor, visando a solucionar os impactos ambientais advindos do transporte.
Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.