fetronor

Palavra do Presidente

15 de março de 2011

Serviço essencial à vida da cidade e do cidadão

Com o crescimento da população nas cidades e a necessária expansão das áreas de ocupação, cada vez mais distantes das áreas centrais, o transporte público de passageiros tem se tornado um serviço cada vez mais essencial à vida das pessoas.


Hoje em dia, é praticamente impossível pensar o dia-a-dia das cidades sem o transporte coletivo e sem os serviços prestados pelas empresas que atuam nesse segmento da economia. Temos, enquanto empresários socialmente responsáveis, compromisso com a mobilidade urbana e com a sustentabilidade, quesitos imprescindíveis para a efetiva realização do direito fundamental e constitucional de ir e vir.


Para tanto, as empresas de transporte têm investido pesado na compra e na manutenção de veículos, em peças de reposição, garagens e equipamentos de manutenção, salários e qualificação profissional de centenas de empregados. 

Além disso, o transporte lidera o ranking das empresas que mais contribuem para o desenvolvimento de municípios, estados e do país, gerando empregos diretos e indiretos e pagando milhões de reais em impostos e taxas.


Em Alagoas, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, as empresas de transporte de passageiros são representadas, através de seus sindicatos de classe, pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), uma entidade que há mais de 30 anos atua em defesa do setor.


Nesses estados, atuamos, também, no campo social por meio do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), uma rede estruturada para atender a todos os trabalhadores do setor e seus familiares, com assistência médica, psicossocial, de educação e lazer. 


É com esse compromisso de lutar por um transporte melhor para as cidades, para os cidadãos, que nós trabalhamos.

Eudo Laranjeiras Costa