comunicação

Fetronor Express

26 de maio de 2011 - Ano XV - Número 636

Seminário debate em Natal mobilidade e Qualidade de Vida

A mobilidade urbana e osimpactos da fase P-7 do Programade Controle da Poluição do Ar porVeículos Automotores (Proconve)sobre o transporte coletivo serãodiscutidos no Seminário Transporte,Meio Ambiente e Qualidade deVida. O evento promovido pelaequipe do Programa Despoluir naFederação das Empresas deTransporte de Passageiros doNordeste (Fetronor) vai acontecerno dias 31 de maio e 1º de junho, noauditório da unidade do Sest Senatem Natal (RN).Os principais convidadossão o médico e professor titular daF a c u l d a d e d e Me d i c i n a d aUniversidade de São Paulo (USP),Paulo Saldiva; e o engenheiro egerente de projetos da ConfederaçãoNacional do Transporte (CNT),Vinícius Ladeira. O encontro seráaberto pelo presidente da Fetronor,Eudo Laranjeitas.

Membro da Escola de SaúdePública da Universidade deHarvard (EUA) na área de poluiçãodo ar e do comitê da OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) parapadrões globais de poluiçãoatmosférica, Saldiva vai falar sobreos impactos dos problemasrelacionados ao trânsito sobre asaúde da população.Vi n i c i u s L a d e i r a v a iabordar os impactos dos novosníveis de emissões de poluentesdefinidos para a próxima fase doProconve, em janeiro de 2012,sobre o transporte urbano depassageiros em Natal. Esses efeitosdeverão ser sentidos com acirculação de veículos comtecnologia de pós-tratamento degases e material particulado e o usode óleo diesel com menor teor dee n x o f r e ( S - 5 0 ) .

 

Passe Livre nos ônibus para pessoas com transtornosmentais será pago pela Prefeitura de João Pessoa

 

O novo Passe Livre, criadopela Prefeitura de João Pessoa, trazuma novidade do ponto de vistalegislativo que beneficiará nãoapenas as pessoas que serãocontempladas com a gratuidade,mas o conjunto de passageiros quepagam para andar nos ônibus nacapital da Paraíba.Isto porque, essa gratuidade,ao contrário das demais, se enquadraàs exigências constitucionais emrelação à assistência social quedetermina que “nenhum benefíciopoderá ser criado ou estendido sema correspondente fonte de custeiototal”.A estimativa da Prefeiturade João Pessoa é que cerca de milpessoas portadoras de transtornosmentais sejam beneficiadas com ainiciativa, que ainda não tem datadefinida para entrar em vigor.

Notas

Um verdadeiro guia para auxiliar otransportador a entender asimplicações da próxima fase doPrograma de Controle de Poluiçãodo Ar por Veículos Automotores(Proconve) está disponível napágina eletrônica do ProgramaAmbiental do Transporte, oDespoluir , onde os interessadospodem consultar e baixar o arquivo.A publicação intitulada A fase P7 doProconve e o impacto no Setor deTransporte é fruto de um trabalhoque busca disseminar informaçõessobre as novas metas de emissõesde poluentes para ônibus ecaminhões, as novas tecnologias demotores envolvidas e as exigênciasde um diesel mais limpo a partir de2012. E explicar, em contrapartida,o que isso representa em termos deaumento de custo do veículo (entre15% e 20%) e do combustível(estimado em 10%). Confira aintegra da publicação no sitewww.cntdespoluir.org.br.

 

Com o objetivo de preparar o setortransportador para a aplicação daPolítica Nacional de ResíduosSólidos (Lei 12.305/10), aC o n f e d e r a ç ã o N a c i o n a l d oTransporte (CNT), por meio doprograma Despoluir , realiza oSeminário sobre Logística Reversae o Setor Transportador. O evento,que ocorre em 9 de junho na sede daCNT, em Brasília (DF), contarácom cinco palestras, debate eespaço para troca de experiênciae n t r e o s p a r t i c i p a n t e s . O sinteressados em participar doevento devem enviar e-mail para oendereço despoluir@cnt.org.br.

Download

últimos informativos

MAIS INFORMATIVOS