comunicação

Fetronor Express

04 de maio de 2011 - Ano XV - Número 633

Programa Despoluir vistoria frota de ônibus de Mossoró

A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Mossoró passará, pela segunda vez este ano, por uma avaliação do Programa Despoluir, mantido pela Fetronor/CNT para melhorar a qualidade do ar e redução de poluentes pelos ônibus. A vistoria será realizada a partir desta quarta-feira(4/5) até sexta-feira(6).

  Os técnicos do Despoluir vão vistoriar todos os 40 ônibus que circulam na cidade. Na última avaliação feita pelo programa Despoluir em Mossoró, há dois meses, a frota da cidade alcançou um índice de 93% de aprovação, em total consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.

A expectativa do Despoluir é atingir 100% de aprovação, para este ano. Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99). Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias.

  Como forma de incentivar as empresas, a FETRONOR realiza, anualmente, o Prêmio Despoluir FETRONOR Qualidade Ambiental, que reconhece com distinção as empresas que apresentarem melhor avanços na redução de emissão de gases nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio grande do Norte e Pernambuco. No ano passado, o prêmio ficou com a empresa Cidade do Sol, de Mossoró.

O programa Despoluir é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

 

Corredor exclusivo para ônibus na BR-101

 

O trecho de 42km vai receber um corredor exclusivo de ônibus nos padrões do BRT (Transporte Rápido por Ônibus). O corredor de ônibus sairá do quilômetro 41, em Igarassu, e se estenderá até o km 83, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. O canteiro central será usado para implantação das estações de embarque no padrão do BRT: pagamento antecipado e embarque no nível da porta de entrada, a exemplo do metrô. Com a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus, a via será alargada. Além da faixa do ônibus haverá outras três faixas para os veículos.  

A obra de requalificação da 4ª perimetral, no trecho urbano da BR-101, também chamado de contorno do Recife, está orçada em R$ 450 milhões.  A meta é deixar pronta a 4ª perimetral até 2013. O projeto também prevê dois viadutos: um sobre o viaduto da Caxangá e outro próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal nas imediações do Colégio Militar. (Fonte: Diário de Pernambuco)

Notas

RIO e BRASÍLIA. Pelo segundo mês consecutivo, a Petrobras terá de importar gasolina para atender ao forte aumento do consumo nos últimos meses. O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, informou ontem que a companhia vai comprar dos Estados Unidos mais um milhão de barris do COMBUSTÍVEL. Em abril, a Petrobras já havia importado, também do mercado americano, 1,5 milhão de barris. O consumo da gasolina, assim como dos demais combustíveis, cresceu em torno de 4,5% no primeiro trimestre deste ano. Hoje, está em torno de 400 mil barris por dia.



Cumprindo a sua missão de desenvolver e disseminar a cultura do transporte, promovendo a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador, o Sest Senat realizou em 2010 cerca de 7 milhões de atendimentos em todas as suas áreas de atuação. Nas 137 unidades localizadas nas cinco regiões do país, 6 milhões de pessoas foram atendidas nos programas voltados para a promoção social que envolvem as áreas de saúde, esporte, lazer e cultura. Os cursos de qualificação e capacitação tiveram a participação de mais de 1 milhão de profissionais do setor de transporte.

Download

últimos informativos

MAIS INFORMATIVOS