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Fetronor Express

16 de junho de 2011 - Ano XV - Número 638

Corredores de ônibus vão reduzir tempo de viagem

A Região Metropolitana do Recife está a um passo de dar um dos maiores saltos de qualidade na história do Transporte Público de Passageiros, em um arrojado projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Com a implantação dos corredores exclusivos de ônibus nos moldes do BRT (Bus Rapit Transit), a população terá um ganho no tempo de suas viagens de 15 a 30 minutos. Será a mais ambiciosa intervenção no setor, com investimento de, aproximadamente, R$ 1 bilhão e que chama atenção quando calculamos a redução do tempo gasto nas viagens diárias dos passageiros que trabalham no Grande Recife.  Para percorrer os 12,3 km de extensão do Corredor Leste-Oeste, trecho que sai de início em Camaragibe e segue até o centro do Recife, por exemplo, os usuários gastam hoje em um ônibus comum cerca de 1h45min. Com a implantação do corredor exclusivo de BRT, esse tempo cairá para 1h15min. Esse ganho de meia hora em cada viagem diária, significa que o trabalhador terá economizado um dia de seu tempo ao final de cada mês. O secretário das Cidades, Danilo Cabral, “outro benefício é que os corredores vão acabar com o conflito que existe hoje entre o transporte público e o individual, já que os ônibus circularão em vias exclusivas e os semáforos serão sincronizados. Também, serão realizadas intervenções viárias  facilitando assim o fluxo dos coletivos”.(Fonte:Folha de Pernambuco, Caderno Grande Recife)

 

PROJETOS QUE BENEFICIAM O SETORSÃO APROVADOS NO SENADO

Na quarta-feira (8/6), dois projetos de interesse do setor de transporte público urbano sobre pneus tiveram decisão terminativa no Senado Federal. A tramitação aconteceu na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora segue para a Câmara dos Deputados. O primeiro deles é o PLS 39/11, de autoria do senador Clésio Andrade, que propõe a incidência da contribuição destinada à Seguridade Social sobre a receita bruta oriunda do faturamento, em 2,6 % no total. A nova metodologia de cálculo deverá permitir que o setor promova uma redução média de 5% nos custos dos serviços. O outro projeto aprovado no Senado é o PLS 43/2011, que estabelece a possibilidade de intervalo intrajornada dos condutores e cobradores na CLT. Segundo o relator, o senador Armando Monteiro (PTB-PE), “a jornada de trabalho de motoristas e cobradores não pode observar parâmetros muito rígidos de intervalo, pois o fluxo de trânsito não é homogêneo e linear”. Os dois projetos aguardam prazo recursal de cinco dias. Caso não haja recurso para discussão em plenário seguirão para a Câmara dos Deputados. (www.ntu.org.br

Notas

Departamento de Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte, inspetora Maria Alice Nascimento de Souza, e o novo Superintendente Regional da 15ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal, Rosemberg Alves de Medeiros, receberam seus cargos, nesta quarta-feira (15), no auditório do SEST-SENAT/Natal (Av. Omar O'grady, S/N – Pitimbu).



A Volvo de Curitiba (PR) venceu disputa com filiais da Índia e México e será a primeira a produzir chassi para ônibus híbrido, movido a eletricidade e diesel, fora da Europa. O investimento será de US$ 10 milhões. Agora, a empresa parte para nova conquista, a da produção de ônibus articulados com a mesma tecnologia. A matriz vai decidir até dezembro quem ficará com esse projeto.



O Superior Tribunal Federal (STF) aceitou o recurso extraordinário contra o município de Guarulhos (SP) feito pela Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região (Guarupas), que desobriga as empresas de contratar cobradores para equipar em seus veículos. A Guarupas alegou inconstitucionalidade da lei municipal que determina a contratação de cobradores em veículos de transporte coletivo urbano, considerando que o município legislou sobre relações trabalhistas, editando a CLT, o que é de competência da União, e não dos municípios.

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