comunicação

Fetronor Express

17 de maio de 2011 - Ano XV - Número 635

Brasil inicia processo para instalação da logística reversa

A partir do segundo semestre de 2012, o Brasil vai poder experimentar uma nova forma de lidar com o descarte de cinco grupos de resíduos. Os brasileiros poderão ter regras fixas, determinadas pelo Governo Federal, para dispor de produtos como eletroeletrônicos; remédios; embalagens; resíduos e embalagens de óleos lubrificantes; e lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista. É o início do processo para a instalação da logística reversa, o principal instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Sua implementação vai garantir o aumento do percentual de reciclagem no Brasil.

Atualmente, o País recicla muito pouco. Um percentual de resíduos secos que podia atingir a casa dos 30%, não passa hoje de cerca de 13%. A lei definiu que na logística reversa, todos os fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e o cidadãos têm responsabilidade compartilhada na correta destinação do produto adquirido. A ideia central é que a vida útil do produto não termina após ser consumido, mas volta a seu ciclo de vida, para reaproveitamento, ou para uma destinação ambientalmente adequada. Outro caminho que vai garantir ao Brasil o aumento da reciclagem é o da coleta seletiva. Além de significar uma economia anual aos cofres da União da ordem de R$ 8 bilhões, o aumento da reciclagem terá também o condão de evitar que esses resíduos cheguem aos aterros sanitários. (www.cntdespoluir.org.br)

 

Seminário Despoluir: TRANSPORTE, MEIO-AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA

 

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Fetronor, através do Programa Ambiental do Transporte - Despoluir, promove a Semana do Meio Ambiente nos dias 31 de maio, no auditório do SEST/SENAT-Natal,  e 1 de junho, na forma de Audiência Pública – Plenário da Câmara Municipal de Natal.

O evento contará com a palestra Cidades Doentes - Dr. Paulo Saldiva, Médico, escolhido pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2010. Dando continuidade nas apresentações, Vinicius Ladeira - Gerente de Projetos da Confederação Nacional do Transporte (CNT), abordará o tema Impactos da Fase P-7 no Transporte Coletivo de Natal.  O evento terá a presença de autoridades políticas do RN, empresários e colaboradores do setor, sociedade acadêmica de ensino e sociedade Potiguar. Informações: 84-3234 2493

Notas

Com participação da ANTP, ministérios das Cidades e da Saúde lançaram o Pacto Nacional para Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida. Esse é um dos mais promissores caminhos para chegarmos a 2016 com uma frota limpa, sem poluentes. Lopes disse que o protótipo passará por testes operacionais durante um ano, antes da aprovação para uso comercial. O ato aconteceu em 11 de maio de 2011, em sintonia com diversas outras solenidades do mesmo tipo ao redor do mundo, e marca, globalmente, o início da Década Mundial da Segurança Viária – 2011/2020, convocada pela ONU. O Pacto Nacional para Redução dos Acidentes de Trânsito - Pacto pela Vida justamente oficializa a participação brasileira na Década.






Postos de gasolina aderem à luta contra a exploração sexual infanto-juvenil. Neste ano, o programa de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes do Sest Senat tem novos integrantes! Os postos de combustíveis e seus frentistas estão juntos com o Sest Senat na luta pela defesa dos diretos das crianças e adolescentes. O objetivo da instituição é capacitar frentistas para auxiliarem no trabalho de sensibilização e conscientização dos caminhoneiros.

Download

últimos informativos

MAIS INFORMATIVOS