comunicação

Notícias

15 de setembro de 2016

Vale-transporte é
valorizado pelo trabalhador

Vale-transporte é

Entre os benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores, o vale-transporte é o mais valorizado. É o que mostra a pesquisa Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho, estudo que é realizado há 10 anos na Europa e chegou ao Brasil, pela primeira vez, neste ano. O levantamento é encomendado pela empresa Edenred, detentora da marca Ticket, e realizado pelo Instituto Ipsos.

De acordo com o estudo, 62% dos entrevistados brasileiros esperam que os empregadores considerem o vale-transporte uma prioridade. A preocupação é tanta que o tema chega a superar o aumento salarial, também citado por 40% dos trabalhadores ouvidos pela pesquisa. Além disso, a satisfação com as vantagens oferecidas pelo benefício chega a 67%.

Na análise por faixa etária, os que têm até 30 anos são aqueles que se dizem mais satisfeitos com o VT, num total de 77%. Entre os trabalhadores com mais de 45 anos, a satisfação chega a 63%.

O vale-transporte foi instituído em 1985 pela lei 7.418/1985 como benefício facultativo aos trabalhadores brasileiros. Ele tornou-se obrigatório dois anos depois, com a promulgação da lei 7.619/1987.

Conforme a NTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), desde então, o vale-transporte chegou a responder, na média nacional, por 50% dos meios de pagamento das passagens de transporte público. Atualmente, o índice está em 35%. Para a entidade, é necessário atualizar as regras que tratam do benefício, em razão do seu potencial como instrumento de política pública da mobilidade urbana, para incentivar o uso do transporte coletivo.

Ainda de acordo com os resultados do Barômetros 2016, o auxílio-transporte, por meio de cartões ou de vouchers, é o que mais consta na cartela de benefícios oferecida pelas empresas (49%), seguido pelo tíquete-alimentação (41%) e tíquete-refeição (33%).

O estudo ouviu 14 mil colaboradores em 15 países onde há atuação do grupo Edenred. No Brasil, foram entrevistados 802 trabalhadores registrados.

Fonte:

Natália Pianegonda
Agência CNT de Notícias

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

05 de dezembro de 2019

Fortaleza tem serviço de transporte coletivo por aplicativo

Serviço não tem rota fixa, oferece conforto e preço acessível

04 de dezembro de 2019

Simulador previdenciário da CNT

Trabalhador poderá calcular o tempo para se aposentar e o valor do benefício

02 de dezembro de 2019

Diagnóstico Socioambiental será entregue no dia 9

Despoluir vai reunir em Natal as empresas do RN

MAIS NOTÍCIAS