comunicação

Notícias

12 de fevereiro de 2014

Unitrans lançará novo projeto de capacitação
Motoristas e outros profissionais participarão do "Operador em Ação"

Unitrans lançará novo projeto de capacitação

Pensando em oferecer mecanismos de qualificação profissional que servirão tanto para atrair chances reais de crescimento na empresa como para o aprendizado pessoal de cada um dos colaboradores, a empresa de ônibus Unitrans lançará, na próxima segunda-feira (17), em seu auditório, o projeto "Operador em Ação". A iniciativa que se constitui num conjunto de capacitações que ocorrerão durante todo o ano para grupos específicos de profissionais dentro da empresa, é uma ampliação do projeto "Motorista em Ação", desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos em 2013. Para este ano, a empresa pretende incluir manobreiros, cobradores, fiscais, além do pessoal que atua nos setores administrativos e de manutenção da empresa, por isso a mudança da nomenclatura de "Motorista em Ação" para "Operador em Ação".

Segundo a psicóloga da Unitrans, Mariângela Chaves, ao todo serão 17 módulos de variados temas. O primeiro módulo do Operador em Ação será "Aonde queremos chegar", que será ministrado por membros do próprio RH em dois horários: 8h30 e às 15h30. "Na ocasião faremos uma apresentação do projeto, que agora está mais amplo, e retomaremos alguns conceitos trabalhados já na primeira edição", disse a psicóloga, lembrando que os profissionais que participarem das capacitações e obtiverem 100% de aproveitamento no programa serão premiados no final do ano.

Em 2013, entre os critérios analisados pela diretoria da Unitrans para a escolha dos melhores motoristas esteve o aproveitamento de 100% do projeto Motorista em Ação, a falta de ocorrências de trânsito, bem como de acidentes e multas, e uma boa média de quilometragem e transporte de passageiros no ano de 2013. O aproveitamento de 100% nos cursos do projeto foi o único item de caráter eliminatório. "Este ano também vamos começar a utilizar a frequência nos cursos como critério para as promoções internas. Afinal, a qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho e a Unitrans sempre teve essa percepção de dar a oportunidade também a quem está evoluindo e buscando cada vez mais experiência", acrescentou Mariângela Chaves.

As capacitações serão ministradas pelas psicólogas do RH, pelos técnicos do Serviço Especial de Segurança em Medicina no Trabalho (Sesmt), pelos profissionais do setor médico e pelos instrutores operacionais da Unitrans. A expectativa do RH da empresa, que comanda o andamento de todo o projeto, é de que uma média de 700 motoristas e 700 cobradores participem dos treinamentos. Além desse grupo, a frequência dos manobreiros também é bastante aguardada. "Esses são os principais profissionais que queremos atingir com as nossas capacitações. Os manobreiros, embora fiquem internamente na empresa, também são importantes porque na linha de promoção eles serão os futuros motoristas", afirmou, frisando, porém, que todos os profissionais terão capacitações específicas.

Para a diretora da Unitrans, Lorena Dantas, o projeto é o resultado de processos internos de uma empresa que está atenta às mudanças, evolução e necessidades do mercado. "No mercado atual, com a acirrada concorrência e um público cada vez mais informado, temos sido exigidos no que se refere a um constante processo de renovação. Com o nosso corpo funcional não é diferente. Também precisamos do esforço de cada um para se capacitar. Assim, estamos dando essa oportunidade a todos os nossos colaboradores para que eles possam fazer parte desse novo cenário e se atualizar cada vez mais", disse Lorena Dantas.

News - Assessoria & Comunicação

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de julho de 2019

Sest Senat promove a Semana do Motorista

Unidades do RN e PB realização várias atividades de 21 a 28 de julho

17 de julho de 2019

Uber tira usuários do transporte coletivo em SP

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram do transporte público

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

MAIS NOTÍCIAS