comunicação

Notícias

05 de maio de 2017

UNE, UBES e ANPG
podem emitir carteira no RN

UNE, UBES e ANPG

O juiz Luiz Alberto Dantas Filho, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, garantiu à União Nacional dos Estudantes (UNE), á União Brasileira dos Estudantes Secundários (UBES) e à Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) o direito de emitir carteiras dos estudantes em todo o estado do Rio Grande do Norte.   A liminar do juiz suspende, de imediato, os efeitos da portaria nº 023/2017, do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte, que desconsiderou a habilitação das entidades nacionais para emissão das carteiras de identificação estudantil, em desacordo com lei federal.  

Para o juiz, a UNE, a UBES e a ANPG já são autorizadas, em âmbito nacional, a emitir Carteira de Identificação Estudantil "de acordo com a Lei Federal 12.933/2013, aplicável subsidiária e analogicamente ao feito em análise".   No entendimento do juiz Luiz Alberto Dantas Filho, o DER/RN infringiu a lei quando ao condicionar, "unicamente, as Entidades Estaduais e Municipais, ao registro cadastral com a finalidade de se habilitarem para emissão de carteiras de identificação estudantil".  

A carteira de estudante garante o direito à meia passagem no transporte coletivo e acesso a diversos locais como salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento em todo o território nacional.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

17 de maio de 2018

Despoluir é apresentado para 38 alunos

Projeto em parceria com SME atendeu a escola Nossa Senhora da Apresentação

16 de maio de 2018

Ônibus é o transporte mais seguro no trânsito

Setor lança ação com foco no transporte coletivo

15 de maio de 2018

Maceió faz operação de combate aos clandestinos

Transporte ilegal não oferece segurança aos usuários

MAIS NOTÍCIAS