comunicação

Notícias

29 de agosto de 2014

Tecnologia a serviço do transporte urbano
Seminário da NTU debate sobre novas tecnologias para o setor

Tecnologia a serviço do transporte urbano

No último dia do Seminário Nacional NTU 2014, encerrado ontem (28), em Brasília (DF), foram realizadas três importantes oficinas, com informações sobre o que há de mais moderno no mercado para ajudar na gestão e operação do sistema de transporte coletivo no Brasil. Informações sobre Sistema Inteligentes de Transporte, Bilhetagem Eletrônica e tecnologias para controle de gratuidades, a gestão operacional e informação ao usuário também foram debatidas por especialistas no assunto.

Para explicar a eficiência e operacionalidade dessas ferramentas, os debates foram mediados por representantes e gestores de empresas do sistema. Alexandre Castro, do Rio Ônibus, mediou Sistemas inteligentes; o representante da Autopass, Rubens Fernandes (bilhetagem e controle de gratuidades) e o representante da Transfácil, Luis Cláudio Rocha, mediou discussão sobre gestão e informação ao usuário. Os Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS) contou com uma palestra sobre "Processo de Normatização" com Valeska Pinto, presidente da Comissão Técnica sobre o assunto da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

A representante abordou os desafios do ITS no Brasil e ressaltou que os sistemas inteligentes contribuem para a segurança dos negócios das empresas. "Temos uma missão que é participar do processo de criação do sistema brasileiro de ITS". A oficina sobre o "Futuro do ITS aplicado ao Transporte Público Urbano no Brasil" contou com a participação do diretor da PRODATA, José Carlos Martinelli. O executivo convidou o público a refletir sobre o uso do celular como uma ferramenta primordial para o operador do sistema e também para o passageiro. E deu ênfase ao uso de sistemas sofisticados e de confiabilidade para geração de dados.

"A capacidade dos sistemas está cada vez maior. Portanto, precisamos transformar as informações para que haja redução de custos", completou Martinelli. Durante a oficina também foram apresentados o estudo de caso sobre "Sistema Inteligente de Transporte de Belo Horizonte" pelo diretor da TACOM, Paulo Carneiro, além do "Estado da arte do ITS nos EUA", pelo representante da Clever Devices, Maurício Consulo.

Público recorde

Com ênfase na qualidade dos debates e discussões promovidas durante os dias de seminário, o diretor executivo da NTU, Marcos Bicalho, destacou a presença de mais de 800 inscritos, incluindo representantes de 25 estados brasileiros, entre técnicos, empresários e representantes do poder público. E antecipou a data do próximo seminário da NTU, em 2015, que deverá ocorrer em São Paulo, no período de 1 a 3 de setembro do ano que vem.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de julho de 2019

Sest Senat promove a Semana do Motorista

Unidades do RN e PB realização várias atividades de 21 a 28 de julho

17 de julho de 2019

Uber tira usuários do transporte coletivo em SP

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram do transporte público

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

MAIS NOTÍCIAS