comunicação

Notícias

10 de setembro de 2010

SEST / SENAT realiza blitz educativa sobre cinto de segurança

 SEST / SENAT realiza blitz educativa sobre cinto de segurança

Apenas 11% dos passageiros transportados na parte de trás dos veículos usam o cinto de segurança. O dado, levantado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), é alvo da Semana SEST SENAT de Educação no Trânsito, promovida entre os dias 18 e 25, que espera atingir 203 mil pessoas, entre motoristas de caminhões e viajantes.
 
Alinhada às ações da Semana Nacional do Trânsito, realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a ação do SEST SENAT contará com blitze educativas em rodovias e nas unidades espalhadas por todo o país. “Nossos agentes abordarão os motoristas de modo a sensibilizar a respeito do uso do cinto de segurança e dos adaptadores de assento para crianças”, explica a coordenadora de estudos e projetos do SEST SENAT, Renata Maia.
 
Serão oito dias de medidas educativas e atividades recreativas voltadas ao assunto. Algumas unidades receberão palestrantes para abordar o tema. Apesar do uso obrigatório e regular do cinto de segurança desde 1998, ano de lançamento do novo Código de Trânsito Brasileiro, apenas 11% dos passageiros transportados no banco de trás dos veículos usam cinto de segurança.
 
Desde 2003, o SEST SENAT realiza a semana do trânsito relacionada às campanhas do Denatran e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Cerca de 500 mil pessoas já passaram pelas blitze, que focaram temas como jovens, crianças, pedestres e motos no trânsito.
 
Segurança efetiva
 
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a medida de segurança, além de simples, é efetiva. Basta afivelar o cinto de segurança no banco da frente para reduzir em até 50% o risco de morte em um acidente grave de trânsito.
 
No banco de trás, o risco diminui em até 75% com o cinto. Já os equipamentos adequados para transportar crianças, como cadeirinha, bebê conforto e elevador de assento, reduz em 70% o risco de morte de bebês e 80% de crianças pequenas.

Saiba mais sobre a campanha do Denatran: denatran.gov.br

Fonte: Marina Severino - Redação CNT

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

19 de fevereiro de 2019

Despoluir participa de blitz educativa

da Operação Verão em Natal-RN

18 de fevereiro de 2019

Fetronor participa da inauguração do novo

Complexo Hotel Escola Senac Barreira Roxa

15 de fevereiro de 2019

Fetronor tem dois diretores na CNT

Eudo Laranjeiras e Bandeira de Melo são eleitos

MAIS NOTÍCIAS