comunicação

Notícias

14 de maio de 2018

SEST SENAT
promove o esporte

SEST SENAT

O esporte é um eficaz instrumento de união e inclusão social. Ao longo dos anos, programas sociais têm sido sistematicamente ligados à prática esportiva. Além disso, trabalha à perfeição fundamentos imprescindíveis à formação do cidadão, como disciplina, respeito às regras e ao próximo e habilidades interpessoais. E, ainda, proporciona aos praticantes saúde física e psicológica, bem-estar e autoconhecimento.

Em 25 anos de atuação, o SEST SENAT tem promovido a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o país. E o incentivo à prática esportiva é uma constante nas ações da instituição. Exemplo disso é o projeto Polo Olímpico, que incentiva o reconhecimento e o desenvolvimento de novos talentos do esporte.

Atualmente, 20 unidades operacionais oferecem centros de excelência em modalidades olímpicas – atletismo, basquete, vôlei, ciclismo, futebol, natação, tênis de mesa e judô/taekwondo – para a prática de esportes de alto rendimento. Só em 2017, foram mais de 6.500 atletas inscritos. Desses, 60% têm ligação direta com o setor de transporte.

A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, explica que a instituição busca desenvolver o esporte como um elemento que permita ao indivíduo a compensação para as tensões e aflições da vida cotidiana, motivando o processo de socialização, imprescindível para a elevação da autoestima. "O Polo Olímpico faz parte de um grande programa de promoção do bem-estar, no qual também desenvolvemos outras ações de incentivo à prática de atividades físicas em todo o país", comenta.

O SEST SENAT disponibiliza toda a estrutura técnica, logística e operacional necessária para os atletas com pretensões de se tornarem de elite e participarem das competições. Além disso, como a instituição tem se notabilizado como um importante indutor do desenvolvimento regional, o Polo Olímpico abre espaço para atletas das comunidades nas quais a iniciativa é desenvolvida.

Para conhecer a fundo esse trabalho e mostrar de que forma o SEST SENAT vem transformando a realidade das pessoas, nossa reportagem visitou três unidades operacionais que desenvolvem o projeto e que se consolidaram como centros de excelência nas suas respectivas modalidades: São Vicente (SP), com o tênis de mesa; Rio Claro (SP), com o ciclismo; e Cariacica (ES), com a natação. Ao longo desta semana, publicaremos o resultado desse giro, com detalhes do trabalho realizado e das histórias de vida dos atletas.

Além das três localidades, outras 17 Unidades Operacionais do SEST SENAT desenvolvem trabalhos igualmente transformadores junto aos trabalhadores do transporte, aos seus dependentes e às comunidades nas quais o Polo Olímpico está implantado.

Os projetos também se notabilizaram por erguerem centros esportivos de excelência de natação, atletismo, futebol, vôlei, judô e taekwondo, colecionando histórias de superação de limites e de transformação de realidades locais.

Acompanhe abaixo as modalidades do Polo Olímpico.

» Natação

Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Colatina (ES)

Boa Vista (RR)

Manaus (AM)

Rio Branco (AC)

Recife (RE)

Caruaru (PE)

Montes Claros (MG)

Simões Filho (BA)

Goiânia (GO)

» Atletismo

Pelotas (RS)

» Futebol

Florianópolis (SC)

Patos de Minas (MG)

Feira de Santana (BA)

» Vôlei

Criciúma (SC)

Foz do Iguaçu (PR)

» Judô e taekwondo

Taubaté (SP)

Fonte: SEST SENAT - Repórter: Diego Gomes

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

20 de setembro de 2018

Despoluir participa da Semana Nacional do Trânsito

Ação em parceria com Secretaria Municipal de Parnamirim-RN

18 de setembro de 2018

Despoluir participa da Feira Multissetorial do Mato Grande

Evento reuniu expositores de vários segmentos do mercado

14 de setembro de 2018

Eudo Laranjeiras realiza o lançamento da pedra

fundamental da unidade do Sest Senat de João Câmara

MAIS NOTÍCIAS