comunicação

Notícias

02 de setembro de 2019

Resultados do PAEE
do Sest-Senat PB e RN

Resultados do PAEE

O Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética do Sest Senat, desenvolvido em parceria com o Governo do Canadá, que abrange os cursos SmartDriver para motoristas de cargas e passageiros (cada um com 12h), Gestão de Combustível (8h) e Inclusão Digital (4h), já apresenta importantes resultados no âmbito do Conselho Regional Nordeste II (Paraíba e Rio Grande do Norte).

Esses treinamentos são ministrados através de metodologias ativas e modernas estratégias para estabelecer práticas conscientes de condução de veículos, que trabalha a conduta do motorista ao volante, com foco principal na redução do consumo do combustível em até 12%. Além das aulas teóricas, ministradas com materiais e atividades totalmente desenvolvidos para se atingir os objetivos, são realizadas também aulas práticas, seja no simulador de direção ou em veículo. O Programa utiliza também em seu processo de aprendizagem um aplicativo específico, o Eco Senat, disponível para download gratuito na Play Store e Apple Store.

No âmbito do Conselho Regional Nordeste II, o Sest Senat Natal já registra bons números na oferta das ações do programa, com resultados significativos na economia de combustível. Um exemplo a se destacar nesses primeiros meses de oferta dos cursos é a empresa Frete Tur, que treinou todos os seus motoristas com registro do consumo de combustível antes e depois do curso, verificando uma economia de 1.500 litros de óleo diesel/mês.

Os instrutores que ministram os cursos do Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética passaram por treinamento específico, com supervisão inicial de equipes do NRCan (Ministério dos Recursos Naturais do Canadá) e do ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo). A certificação dos alunos que passam pelos treinamentos tem reconhecimento internacional, o que se constitui em expressivo diferencial na carreira de cada um.

O gerente da Frete Tur, Luiz Peres, que também fez o curso Smartdrive e vem acompanhando o desempenho de seus condutores pós-treinamento, fala um pouco sobre a efetividade do treinamento e os resultados alcançados em sua empresa:

Sobre a diferença de postura do condutor, "é perceptível o aumento da autoestima dos profissionais e o interesse em saber o quanto o veículo que cada um dirige está consumindo; também quebrou paradigmas na forma de como conduzir o veículo, mostra-se preocupado em colocar em prática o que aprendeu no curso; e despertou para o entendimento do impacto da gestão da condução em seu desempenho e no do meio ambiente".

A respeito da redução do consumo, informa que "a média de consumo antes do treinamento (meses de janeiro a maio deste ano) era de 3,92 litros/Km, e esta evoluiu para 4,04 em agosto, quando todos já haviam concluído o curso; em alguns condutores, verificamos uma economia percentual muito forte".

Ainda sobre a economia de combustível, o gestor pontuou que está trabalhando com a "expectativa de 18 mil litros ao ano, o equivalente a aproximadamente R$ 65 mil".

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

27 de janeiro de 2020

Campanha da PRF leva conscientização

para as rodovias do país

24 de janeiro de 2020

Aplicativo de mobilidade urbana

promove agilidade no deslocamento dos ônibus

23 de janeiro de 2020

CNT divulga Pesquisa de Opinião de 2020

Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais em 137 municípios

MAIS NOTÍCIAS