comunicação

Notícias

15 de janeiro de 2014

Recife ganha mais uma Faixa Azul
A principal avenida da Imbiribeira terá faixa exclusiva para ônibus de transporte rápido

Recife ganha mais uma Faixa Azul

Mais uma faixa de corredor exclusivo para BRS - ônibus de transporte rápido - começou a funcionar hoje no Recife. Dessa vez, o corredor escolhido foi a Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira. Com sete quilômetros, o corredor dará prioridade ao transporte público. Primeiramente, a Faixa Azul será instalada no sentido cidade/subúrbio e vai da Rua Júlio Verne até a Rua Arthur Lopes. Como a pista do outro sentido está em obras de recuperação do pavimento, ela receberá a faixa numa segunda etapa. A faixa funciona de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h. Até o mês de junho, cerca de 60 quilômetros de Faixas Azuis vão estar implantados em 12 ruas e avenidas da cidade.

Para o diretor técnico da Fetronor, José Faustino dos Santos, a nova faixa exclusiva representa mais conforto e qualidade para o passageiro. "Com a faixa exclusiva se diminui o tempo da viagem, o ônibus aumenta a velocidade média, dando mais conforto e qualidade ao usuário que chegará mais cedo ao trabalho, à escola e no retorno para a casa também", explicou o dirigente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste.

Diariamente, são transportadas cerca de 60 mil passageiros através das 11 linhas de ônibus que trafegam na via (no sentido da implantação). São 1151 viagens de transporte coletivo por dia. Foram gastos cerca de R$ 160 mil com a sinalização horizontal e vertical nesse trecho. A expectativa da Companhia é que, até o final deste mês, seja implantado também o trecho da Marechal Mascarenhas de Morais que fica no sentido subúrbio / cidade.

Este é o segundo de seis corredores que receberão a iniciativa até junho de 2014. A primeira via a receber o projeto foi a Rua Cosme Viana, em Afogados, no dia 16 de dezembro. Atualmente, existem 7,6 quilômetros de corredor exclusivo na capital. De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a iniciativa beneficia os passageiros do transporte coletivo, pois reduz o tempo de percurso. "Com a implantação dessas faixas, queremos fazer com que os usuários de transporte público cheguem mais rápido aos seus destinos", disse.

Fiscalização

A princípio, a fiscalização será realizada através dos agentes de trânsito da companhia. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis no corredor. "A licitação para a aquisição das 406 câmeras responsáveis por fiscalizar os 60 quilômetros de Faixa Azul será realizada em fevereiro", afirmou Taciana, acrescentando que o veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve – 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação). Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita.

Com informações do Diário de Pernambuco.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de julho de 2019

Sest Senat promove a Semana do Motorista

Unidades do RN e PB realização várias atividades de 21 a 28 de julho

17 de julho de 2019

Uber tira usuários do transporte coletivo em SP

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram do transporte público

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

MAIS NOTÍCIAS