comunicação

Notícias

16 de junho de 2014

Recife ganha faixa azul
Faixa exclusiva para ônibus vai beneficiar 24 linhas e 17 mil passageiros

Recife ganha faixa azul

A partir de hoje (16), a Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, na Zona Sul do Recife, ganha a faixa azul, exclusiva para ônibus. O corredor terá início na Avenida Herculano Bandeira, após o acesso ao Rio Mar Shopping, e vai até o cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão, somando mais 5,8 quilômetros. No trecho, circulam 24 linhas, transportando 17 mil passageiros por dia. O corredor vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h.
Este é o terceiro corredor viário que receberá a Faixa Azul na capital pernambucana. Até o fim de 2014, mais 10 vias serão beneficiadas, chegando a um total de 60 quilômetros de faixas exclusivas. A Rua Cosme Viana e a Avenida Marechal Mascarenhas de Morais foram as primeiras vias a receber a mudança. Com a implantação desta Faixa Azul, serão 28 quilômetros de corredores exclusivos no Recife, sendo 21,4 apenas de Faixa Azul.
A fiscalização será realizada, a princípio, através dos agentes de trânsito da CTTU. Posteriormente, serão instalados equipamentos de fiscalização eletrônica para coibir a invasão de automóveis. A licitação de contratação destes equipamentos está em andamento. De acordo com o artigo 184 (inciso I) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o veículo flagrado trafegando pela faixa será autuado em R$ 53,20 (infração leve, com 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação).
Além dos ônibus, também vão ter acesso às Faixas Azuis os táxis que estiverem transportando passageiros durante o trajeto. Os demais veículos só poderão entrar no corredor quando precisarem realizar conversões e acessar os lotes à direita. A sinalização horizontal vai mostrar aos condutores, quando a linha for pontilhada, que é possível entrar na faixa.

Fonte: Globo.com e Diário de Pernambuco

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

05 de dezembro de 2019

Fortaleza tem serviço de transporte coletivo por aplicativo

Serviço não tem rota fixa, oferece conforto e preço acessível

04 de dezembro de 2019

Simulador previdenciário da CNT

Trabalhador poderá calcular o tempo para se aposentar e o valor do benefício

02 de dezembro de 2019

Diagnóstico Socioambiental será entregue no dia 9

Despoluir vai reunir em Natal as empresas do RN

MAIS NOTÍCIAS