comunicação

Notícias

10 de agosto de 2011

Programa Despoluir completa 500 mil aferições

 

O Despoluir – Programa Ambiental do Transporte – completou nessa quinta-feira (4) 500 mil aferições de caminhões e ônibus em todo o país. A informação foi passada pela coordenadora de projetos especiais do programa, Marilei Menezes, que foi aplaudida durante o anúncio, em palestra no XII Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Cargas.
 
O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC), em Belo Horizonte (MG).
 
Há quatro anos, a CNT e o Sest Senat implantaram o Despoluir. Uma das ações, o projeto de Redução de Emissões de Poluentes por Caminhões e Ônibus, consolidou-se nesse período como uma importante estratégia em busca da sustentabilidade, pelas empresas de transporte.
 
Em parceria com as federações de caminhão e ônibus, o Despoluir realiza gratuitamente a aferição dos veículos. Aqueles que emitem fumaça dentro do limite permitido pela legislação recebem o selo Despoluir. Os reprovados são orientados sobre o que fazer para se adequar.
 
O tema da palestra de Marilei foi a “Otimização da gestão pela implementação de boas práticas ao meio ambiente e a importância da incorporação da sustentabilidade nas empresas”. Ao citar as boas práticas ambientais de uma empresa de transporte, ela falou sobre gestão de emissões e de combustível, manutenção preventiva, direção econômica, gestão de óleos lubrificantes, de baterias, pneus, resíduos e reutilização da água.
 
Durante a palestra, a coordenadora de projetos especiais da CNT mostrou dados da Sondagem Ambiental do Transporte. Essa pesquisa, realizada pela confederação, teve o objetivo de conhecer as ações ambientais desenvolvidas pelas empresas de transporte rodoviário. O estudo pode subsidiar a estruturação de projetos e ações estratégicas.
 
“A partir da adoção das ações sustentáveis, há também redução de custos, melhoria do retorno financeiro, geração de valor, novas fontes de renda, impacto positivo à imagem e à marca da empresa, entre outros benefícios”, destacou Marilei.

Fonte: Redação CNT

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

05 de dezembro de 2019

Fortaleza tem serviço de transporte coletivo por aplicativo

Serviço não tem rota fixa, oferece conforto e preço acessível

04 de dezembro de 2019

Simulador previdenciário da CNT

Trabalhador poderá calcular o tempo para se aposentar e o valor do benefício

02 de dezembro de 2019

Diagnóstico Socioambiental será entregue no dia 9

Despoluir vai reunir em Natal as empresas do RN

MAIS NOTÍCIAS