comunicação

Notícias

25 de abril de 2013

Prêmio TransportAr é lançado no Recife
Folha de Pernambuco enaltece programa

Prêmio TransportAr é lançado no Recife


Os ônibus que circulam em Pernambuco terão alguns incentivos para poluir menos. O estímulo será através de um concurso no final do ano que irá escolher as empresas de transporte público que apresentaram melhores resultados no que diz respeito a medidas de controle ambiental para redução de gases tóxicos emitidos pelos coletivos. O lançamento da proposta foi feita ontem.

Intitulado Prêmio TransportAr, o concurso faz parte de uma parceria da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor) junto com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE). O critério das avaliações será de acordo com os resultados das aferições que serão realizadas até o final do ano nos ônibus.

A análise será feita a partir de uma máquina chamada opacímetro. “Periodicamente fazemos visitas às sedes das empresas com o mecanismo que liga o escapamento do veículo a um computador. Na tela é mostrada a quantidade de poluentes que está sendo jogado no ar. É difícil afirmar qual o máximo ou o mínimo ideal porque varia de acordo com o tipo do carro. A empresa que no final do ano for reconhecida como a que menos poluiu receberá uma premiação”, informou a responsável pelas avaliações, Tércia Lemos.

Para o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, o incentivo para que as empresas adotem medidas visando o melhoramento ambiental não é nenhuma novidade. “A iniciativa acontece desde 2008. De lá para cá avaliamos já 100% da frota que circula não só em Pernambuco, mas também na Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. Na maioria das vezes os coletivos foram aprovados. Os que não foram, orientamos para que sejam feitos os devidos reparos”, contou.

Para concorrer ao Prêmio TransportAr as empresas de transporte público deverão se inscrever até a quarta-feira da se­mana que vem, através do e-mail despoluir@fetronor.com. br. Serão quatro categorias: Ônibus do tipo Rodoviário, Metropolitano, Urbano e Fretamen­to. O objetivo também é a busca de modelos de desenvolvimento sustentável prezando pela viabilidade econômica. Assim, a mobilidade sustentável será praticada reduzindo o impacto ambiental do setor de transportes.

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

17 de maio de 2018

Despoluir é apresentado para 38 alunos

Projeto em parceria com SME atendeu a escola Nossa Senhora da Apresentação

16 de maio de 2018

Ônibus é o transporte mais seguro no trânsito

Setor lança ação com foco no transporte coletivo

15 de maio de 2018

Maceió faz operação de combate aos clandestinos

Transporte ilegal não oferece segurança aos usuários

MAIS NOTÍCIAS