comunicação

Notícias

11 de abril de 2011

Parceria entre Grande Recife e FETRONOR promove ação no Terminal da PE-15

A frota dos 134 ônibus que opera no Terminal Integrado da PE-15 passará, amanhã (12/04), por um programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes. A iniciativa será realizada através do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, promovida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), e contará com a parceria do Grande Recife Consórcio de Transporte. A ação tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte público, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação nas cidades nordestinas. 

A partir das 9h até as 14h uma equipe com membros do Consórcio e da FETRONOR estarão no local para esclarecer dúvidas dos usuários, através de um material gráfico que será distribuído no local sobre o Programa. Além do trabalho informativo os técnicos da área irão medir o nível emissão de poluentes como CO2 e outros gases no meio ambiente, que contribuem também para o aquecimento global. 

Para aferir o nível de emissão dos poluentes será utilizado um opacímetro (Aparelho que detecta o nível de fumaça emitido pelos motores dos veículos). Os ônibus sofrerão avaliações nos motores, através de um equipamento que está conectado a um computador. Essa vistoria gerará resultados imediatos sobre os níveis de emissão de fumaça, de acordo com os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

Se detectados níveis acima dos limites permitidos pela legislação, as empresas operadoras são notificadas sobre os ônibus reprovados e os técnicos do Consórcio juntamente com os profissionais do programa Despoluir voltam a avaliar este mesmo veículo futuramente. Os ônibus aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, onde possui validade de até 180 dias. 

A ação será realizada na frota dos 134 veículos, de cinco empresas de ônibus, que operam no TI PE-15 diariamente. A vistoria nos ônibus, assim como as ações informativas, será realizada na plataforma localizada no sentido subúrbio/cidade. 

PROGRAMA - O Despoluir é um programa, criado desde 1997 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR). A iniciativa proporciona atuações nos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Fonte: Imprensa Grande Recife

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de julho de 2019

Sest Senat promove a Semana do Motorista

Unidades do RN e PB realização várias atividades de 21 a 28 de julho

17 de julho de 2019

Uber tira usuários do transporte coletivo em SP

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram do transporte público

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

MAIS NOTÍCIAS