comunicação

Notícias

05 de março de 2013

Operação ônibus seguro na PB
Ação preventiva da PM inibe a ocorrência de assaltos

Operação ônibus seguro na PB

A ação preventiva da Polícia Militar do Estado da Paraíba para inibir a ocorrência de assaltos nos transportes coletivos em João Pessoa - Operação Ônibus Seguro - está sendo muito bem recebida pela população. Com apenas uma semana de trabalho, mais de 500 ônibus, das mais diversas localidades da região Metropolitana foram abordados pelos policiais do 1º Batalhão da Polícia Militar, Unidades de Polícia Solidária (UPA), Força Tática e Rotam, que efetivaram a prisão de três homens, a apreensão de um adolescente, de dois revólveres, de duas pistolas de brinquedos, entre outros objetos. 

Em Jaguaribe, a abordagem aconteceu na Av. Trincheiras no período da tarde com a participação de aproximadamente 20 policiais sob o comando do capitão Kelton Pontes (Coordenador das Unidades de Polícia Solidária) e do major Jucier de Lima (Subcomandante do 1º BPM). Sempre utilizado o mesmo sistema operacional, que dura poucos minutos, o policial manda que o motorista pare o veículo, informa aos passageiros que a PM está realizando a ‘Operação Ônibus Seguro’ e pede que os homens desçam do ônibus para que seja feita a revista individual. “Não temos encontrado resistência e vários passageiros chegam inclusive para agradecer”, disse o major Jucier, comemorando o sucesso da ação.

Dentre essas demonstrações de reconhecimento ao bom trabalho desenvolvido pela Polícia Militar está a de seu José Pereira, morador do Vieira Diniz, que estava voltando para casa no ônibus do Bairro das Indústrias – 104, da empresa São Jorge, foi revistado e enalteceu a iniciativa. “A PM está de parabéns. Já fui vítima de assalto no ônibus e não quero mais passar pelos momentos de terror que vivi.”, desabafou o passageiro, acrescentando que a ‘Operação Ônibus Seguro’ tem proporcionado uma sensação maior de segurança à população.

E o sentimento de que a ocorrência de assaltos nos ônibus deve diminuir não é privilégio só dos passageiros, os motoristas e cobradores também estão trabalhando com mais tranquilidade sabendo que a segurança está sendo reforçada em toda João Pessoa. “Pode parecer incrível, mas já notamos a diminuição da presença de pessoas suspeitas dentro dos ônibus”, informou o motorista da empresa Santa Maria, Reinaldo Ribeiro, desejando que a ‘Operação Ônibus Seguro’ continue por muito tempo.

Mas para garantir resultados positivos da operação, a Polícia Militar espera contar também com a colaboração da população que deve denunciar a presença de pessoas suspeitas pelo Disque 190 ou Disque 100. “Os passageiros já estão nos acionando, mas o número poderia ser maior se houvesse mais publicidade das campanhas educativas de segurança dentro dos ônibus”, ressaltou Major Jucier, referindo-se a fixação de cartazes na área interna e externa dos veículos. “Lembrando inclusive que as pessoas não precisam se identificar, basta passar os dados do ônibus, que acionaremos de imediato uma guarnição”, finalizou.

Segundo o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP),  Mário Tourinho, as empresa elogiam a iniciativa que deixa mais tranquilos tanto passageiros, como operadores. “Segurança pública é uma prerrogativa do Estado e ficamos felizes quando nos deparamos com operações deste porte, pois sentimos mais fortemente a presença do poder público na proteção do cidadão”, finaliza Mário Tourinho.

News - Assessoria & Comunicação

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

15 de outubro de 2019

Reforma tributária: CNT vai ouvir transportadores

na segunda fase da pesquisa

15 de outubro de 2019

Aplicativo de ônibus reduz uso do carro

Inovação do transporte coletivo começa a mostrar resultados

12 de outubro de 2019

Sest Senat inaugura unidade de João Câmara-RN

Evento contou com a presença do presidente da CNT

MAIS NOTÍCIAS