comunicação

Notícias

23 de junho de 2016

Ônibus João Pessoa
recebem selo do Despoluir

Ônibus João Pessoa

A frota de ônibus da cidade de João Pessoa-PB ganhou na quarta-feira (23) vinte novos veículos zero quilômetro. Todos os ônibus foram aferidos pelo técnico da equipe do Despoluir-Fetronor, Pablo Sérgio da Silva, e por estarem dentro dos padrões de emissão de poluentes receberam o Selo Despoluir, colocado no para-brisa dianteiro do veículo.

Além da redução da emissão de poluentes, o Programa Ambiental do Transporte, Despoluir, também traz economia de combustível e possibilita um melhor desempenho econômico para empresários de transporte e caminhoneiros autônomos. Melhora, sobretudo, a qualidade de vida da população e a saúde pública, principalmente, nos grandes centros urbanos, onde a concentração de veículos é maior.

A apresentação dos ônibus aconteceu na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeira, e contou com a presença do prefeito Luciano Cartaxo, do dirigente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Carlos Batinga e dos empresários dos consórcios Unitrans e Navegantes responsáveis pela aquisição dos novos ônibus. A entrega dos coletivos faz parte da política de renovação da Prefeitura Municipal de João Pessoa que entregará, até o fim deste ano, 60 coletivos urbanos.

Segundo Carlos Batinga, os novos ônibus serão colocados, prioritariamente, nas linhas Circulares, 1500 e 5100 e nas linhas troncais, cujos itinerários são mais longos, a exemplo da 2300, 3200, 1100 e 601. "Além de terem viagens mais longas, pelo percursos que tem que percorrer, essas linhas são as que têm maior fluxo de passageiros, por isso optamos em incluir esses novos ônibus nestes itinerários", explica Batinga.

Os novos veículos contam uma motorização eletrônica, que polui menos o meio ambiente, e são dotados de itens que melhoram a acessibilidade do usuário, além de serem equipados com GPS. Todos eles tem plataforma elevatória para o acesso de cadeirantes, possuem uma cadeira especial – mais larga – destinada a gestantes e obesos, e também têm corrimãos especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. As portas dos novos ônibus abrem e fecham eletronicamente, dando mais segurança para usuário e mais facilidade para o operador.

Para o diretor da Unitrans, Alberto Pereira, o programa de renovação da frota é uma das prioridades. "Mesmo num ano atípico como esse, com o agravamento da crise que atinge todos os setores da economia, fizemos um esforço para adquirir esses novos ônibus para substituir os mais usados. Assim, conseguimos dar mais comodidade e conforto aos nossos passageiros e operadores, mantendo a excelência do sistema de transporte de João Pessoa", disse Alberto Pereira.

O acordo de renovação da frota da capital firmado entre os dois consórcios operadores e a Prefeitura prevê que até o dia 30 deste mês, todos os veículos com 10 anos de uso (ano 2006) serão retirados de circulação e substituídos por esses novos veículos. "Isso assegura que a idade média de nossa frota seja uma das menores do país, o que eleva a qualidade do serviço prestado à população pessoense", esclarece o diretor institucional do Sindicato das Empresas de Transportes Urbano (Sintur-JP), Mário Tourinho, que também participou da solenidade de apresentação dos novos ônibus da capital.

Com informações da News Comunicação

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

21 de outubro de 2019

Frente Parlamentar Mista apresenta emenda

para criação do Fundo Nacional de Financiamento do Transporte Público

21 de outubro de 2019

Despoluir participa de ação educativa no trânsito

no município de Natal em parceria com PVT, STTU e SME

21 de outubro de 2019

Despoluir visita empresas do Rio Grande do Norte

que participam do Programa Ambiental do Transporte

MAIS NOTÍCIAS