comunicação

Notícias

07 de junho de 2011

Ônibus de Campina Grande serão avaliados nesta semana pelo Programa Despoluir

Ônibus de Campina Grande serão avaliados nesta semana pelo Programa Despoluir

Durante toda esta semana, metade da frota de ônibus de Campina Grande passará por mais uma avaliação do programa Despoluir. Ao todo, serão vistoriados 100 veículos que operam nas várias linhas de ônibus da cidade.

O programa, desenvolvido pela Federação da Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação nas cidades do Brasil.

Durante a primeira vistoria realizada pelo programa Despoluir nos ônibus de Campina Grande, em março deste ano, verificou-se um índice de 94,37% de aprovação em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. “Esta ano ainda serão realizadas mais duas vistorias, no segundo semestre”, garante Danilo Amaral, coordenador do Programa.

 

COMO FUNCIONA: Uma unidade móvel do programa Despoluir, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente as empresas e terminais de passageiros.

Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99).

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, onde possui validade de até 180 dias.

Como forma de incentivar as empresas, a FETRONOR realiza anualmente o Prêmio Despoluir FETRONOR Qualidade Ambiental, que reconhece com distinção as empresas que apresentarem melhor avanços na redução de emissão de gases nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio grande do Norte e Pernambuco.

O programa é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

No estado da Paraíba, o programa Despoluir conta com o apoio do SITRANS-CG e SETRANS-PB.

Fonte: Ciro Pedroza – Assessoria de Imprensa FETRONOR

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

05 de dezembro de 2019

Fortaleza tem serviço de transporte coletivo por aplicativo

Serviço não tem rota fixa, oferece conforto e preço acessível

04 de dezembro de 2019

Simulador previdenciário da CNT

Trabalhador poderá calcular o tempo para se aposentar e o valor do benefício

02 de dezembro de 2019

Diagnóstico Socioambiental será entregue no dia 9

Despoluir vai reunir em Natal as empresas do RN

MAIS NOTÍCIAS