comunicação

Notícias

06 de outubro de 2015

Onda azul coloriu a orla e a Epitácio Pessoa
Mais de mil inscritos participaram do Pedalando em João Pessoa

Onda azul coloriu a orla e a Epitácio Pessoa

O dia estava ensolarado, a brisa que soprava do mar, nas imediações do Busto de Tamandaré, na Praia do Cabo Branco, amenizava o calor, e aos poucos, a 'onda azul' numa referência a cor da camisa do projeto Pedalando, foi se formando. Eram crianças, jovens, adultos e idosos, a maior parte deles colaboradores de empresas de transportes, que foram prestigiar a iniciativa do SEST/SENAT que aconteceu simultaneamente em 26 cidades brasileiras, com o objetivo de promover um trânsito mais harmonioso entre carros, pedestres e ciclistas, além de estimular a prática de uma atividade saudável e prazerosa. Na concentração, além de exercícios de alongamento, quem participou do Pedalando pôde reforçar as energias com uma farta mesa de frutas colocadas à disposição dos ciclistas, além de se hidratar, com água mineral cedida pela coordenação do evento.

A largada, por volta das 8h30, aconteceu em quatro pelotões, por causa da quantidade de pessoas. Eram 1.000 inscritos, mais o público que quis prestigiar a iniciativa, por isso, para deixar o passeio mais tranquilo, a coordenação dividiu os participantes em quatro grupos que largaram em separado, acompanhados por carros de som, tendo a frente o locutor oficial do evento, o presidente da Sociedade Paraibana de Ciclismo, Paulo Pereira. O percurso, de apenas 8 km, entre o Busto de Tamandaré, seguindo pela Avenida Epitácio Pessoa, até a Praça da Independência, voltando pelo mesmo trajeto, foi percorrido em cerca de uma hora, sempre na via da ciclofaixa, que era delimitada por cones. Quem se cansou ou quis se hidratar ao longo do caminho, teve o apoio de dez pontos de paradas estratégicos, inclusive com banheiros químicos.

Os agentes de Trânsito da SEMOB, uma equipe de disciplinadores e a Polícia Militar, além de profissionais do SEST/SENAT e seguranças particulares atuaram de forma conjunta para disciplinar o acesso a faixa da ciclovia, fechar o acesso a veículos em determinados pontos do passeio, garantindo a segurança de todos os participantes. O passeio aconteceu sem nenhum incidente. Também não houve atendimento das equipes de saúde que estavam à disposição durante todo o evento e as duas ambulâncias contratadas, inclusive, uma de suporte avançado, ficaram estacionadas o tempo que durou o passeio.

No palco, o DJ Brasinha animava o ambiente, junto com o dentista Carlos Rivas, do SEST, que mostrou talento na animação de grandes públicos. Toda equipe do SEST/SENAT João Pessoa, inclusive a diretora geral, Soledade Pontes, as coordenadoras do SEST, Rozimar Rodrigues e Luciana Accioly, e a do SENAT, Adriana Almeida, estavam presentes. A presidenta da Casa da Divina Misericórdia, Marliete Arruda, entidade que receberá a doação dos alimentos arrecadados com a inscrição do Pedalando, também prestigiou o evento e recebeu, simbolicamente, uma cesta com os gêneros que serão doados. Nesta terça-feira (06), às 15h, está marcada a entrega dos itens arrecadados à instituição, que fica na Rua Zélia Medeiros de Araújo, Nº 127, na Cidade Universitária.

O motorista José Anchieta de Oliveira, da linha 701, da empresa São Jorge, foi um dos que prestigiou o Pedalando. "Sempre pedalo, pelo menos, três vezes na semana, porque além de gostar de andar de bicicleta, prático uma atividade saudável", disse ele, elogiando o SEST pela iniciativa. "Está muito bonito o passeio, muito bem organizado. Gostei muito. Espero que tenha outros", disse ele. Outro profissional do transporte que prestigiou a iniciativa foi o motorista Josué da Silva Santos, da empresa Atlas. Além de prestigiar ao evento, ele ainda trouxe o filho, José Gabriel, 13 anos, para acompanhá-lo. Pai e filho fizeram todo o percurso. "Não sabia que seria assim tão grandioso. Superou minhas expectativas", afirmou Josué.

O motorista Odair José, da empresa Leite Ideal, liderou o grupo 'Pedal tô colado', da cidade de Bayeux, que prestigiou o evento com mais de 15 participantes, também elogiou a iniciativa do SEST. "Essa ação é muito importante porque além de estimular uma prática saudável chama atenção para a importância da convivência harmoniosa do profissional de transporte com pedestres e ciclistas com vistas a um trânsito mais seguro", disse ele. O grupo 'Pedal tô colado', pedala às 2ª,4ª e 6ª feiras à noite e no domingo de manhã.

O motorista Josivaldo da Silva, da linha 201, da empresa Unitrans, também prestigiou o Pedalando, fazendo sua estreia nesta modalidade. "Apesar de ter bicicleta a já a algum tempo, nunca tinha participando de um pedal e fiz isso hoje, pela primeira vez. E gostei tanto que já vou procurar me informar sobre grupos que fazem pedalada para eu poder participar", afirmou Josivaldo que foi um dos sortudos ganhadores de uma capacete e uma garrafinha sorteados no final do passeio. A auxiliar administrativa da Asplan, Vilma Machado, também prestigiou o passeio junto com outros integrantes de seu grupo de pedal e também foi sorteada com um dos kits. "Foi muito organizado esse passeio do SEST/SENAT. Gostei muito. É preciso que aconteçam mais eventos desse jeito em João Pessoa e o SEST está de parabéns pela iniciativa", disse ela. No total, foram sorteados 100 kits entre os inscritos no evento.

A diretora geral do SEST/SENAT, João Pessoa, Soledade Pontes, avaliou o evento como muito positivo. "Foram meses de muito trabalho para organizarmos esse evento com todo o aparato que ele exigiu, mas estamos muito contentes porque o público, principalmente, os operadores do transporte, que é nosso público alvo, nos prestigiou e o resultado foi esse evento maravilhoso", disse ela. A coordenadora do SEST, Rozimar Firmino, também ficou feliz com o resultado. "Trabalhamos com muita disposição e energia para que tudo acontecesse do jeito que imaginamos e no final superamos as expectativas de todo mundo, inclusive, a nossa e fizemos um evento memorável, com muitos participantes, a maior parte sem nenhum percalço, de forma que ficamos muito felizes e gratos a todos os funcionários, colaboradores e parceiros que nos ajudaram a fazer deste evento um sucesso de público, organização e realização", finalizou Rozimar.

Sobre o projeto

O projeto Pedalando - Passeio Ciclístico do SEST/SENAT 2015 teve o objetivo de incentivar a prática de exercícios físicos e, com isso, melhorar a qualidade de vida e bem estar das pessoas, especialmente, do trabalhador em transporte que é o público alvo da instituição. Ele foi realizado, simultaneamente, em ouras 25 cidades do país, além de João Pessoa.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

27 de janeiro de 2020

Campanha da PRF leva conscientização

para as rodovias do país

24 de janeiro de 2020

Aplicativo de mobilidade urbana

promove agilidade no deslocamento dos ônibus

23 de janeiro de 2020

CNT divulga Pesquisa de Opinião de 2020

Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais em 137 municípios

MAIS NOTÍCIAS