comunicação

Notícias

18 de outubro de 2012

Mobilidade, mobilidade, onde estás que não te encontro?
Usando a prosa e o verso, e dizendo uma grande verdade, um economista coloca o dedo na ferida

Mobilidade, mobilidade, onde estás que não te encontro?

Vou usar a prosa e o verso, e fazer muito sucesso, dizendo uma grande verdade. Todos falam defendendo, todos lamentam querendo, mas poucos ainda conhecem a tal da mobilidade.

Eu também procuro ansioso, pelas ruas, pelas vilas, nos shoppings, nas praças tranquilas. Mas confesso desgostoso, reviro toda a cidade, e juro que não encontro a tal da mobilidade.

Ainda não caiu de moda a tal da sustentabilidade e o povo enlouquecido procura por todos os cantos a tal da mobilidade. Revira estantes, desfolha livros, surfa na internet. Debates nos cafés, confrontos nos congressos, frisson nos seminários. Parece revolução, carros na contra mão, desfiles e passeatas. Buzinaço, apitaço e panelaço tomam conta da cidade.

Todos cantando hinos, correndo, marchando e lançando, suas palavras de ordem. Vem a noite, vem o frio, vem a verdade. Apesar do movimento, nada saiu a contento, ninguém pôde ter o prazer, de olhar e pelo menos dizer: salve, salve, mobilidade!

Mas, Deus como dizem é pai. Um dia na calçada da Boa Vista, tive que virar artista prá poder caminhar. Telefone, poste, lixeira, parece até brincadeira e num descuido ligeiro, meti meu pé no bueiro e só pude falar ai!

Morri de dor e vergonha, mas foi nessa queda bisonha, que comecei a enxergar. Essa tal mobilidade, que enlouquece a cidade, começa no caminhar.

(*) Antonio Carlos de Moraes é economista e presidente da Comissão Técnica de Economia da Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de julho de 2019

Sest Senat promove a Semana do Motorista

Unidades do RN e PB realização várias atividades de 21 a 28 de julho

17 de julho de 2019

Uber tira usuários do transporte coletivo em SP

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram do transporte público

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

MAIS NOTÍCIAS