comunicação

Notícias

26 de abril de 2013

João Pessoa terá sistema de BRT
Tempo das viagens de ônibus será reduzido

João Pessoa terá sistema de BRT

Para racionalizar a rede de transporte público e diminuir o tempo de deslocamento das pessoas, a população de João Pessoa vai contar com um arrojado sistema de transporte público até dezembro de 2015. Trata-se do bus rapid transit (BRT), um eficiente serviço que pretende reduzir drasticamente o tempo das viagens de ônibus na cidade, principalmente no horário de pico. As obras do projeto, apresentado à população em junho de 2011 na Câmara Municipal da capital, têm previsão para ter início em dezembro deste ano, segundo divulgação da Semob. O projeto prevê obras estruturantes em quatro, dos sete corredores de ônibus da cidade, a construção de terminais de integração, troca de pavimentação e a construção de estações de embarque e desembarque de passageiros.
Com a concretização do BRT, os passageiros embarcarão em linhas que sairão dos bairros e seguirão até os novos terminais de integração, onde passarão a embarcar nos BRTs e seguirão, por sua vez, até o centro da cidade por vias exclusivas. Os veículos - que serão articulados - serão adquiridos pelas empresas de ônibus de João Pessoa. 
Para Mário Tourinho, diretor institucional da AETC-JP, a prioridade para o transporte público é uma tendência mundial. "Intervindo desta forma, o poder público não apenas diminui o problema dos congestionamentos, mas também torna mais eficiente o deslocamento das pessoas, já que o ônibus transporta bem mais gente que carros particulares", defende o dirigente. Ele destaca que a aquisição de mais ônibus articulados representa o apoio das empresas para contribuir com a implantação do sistema de BRT na cidade. "Sabemos que o sistema de BRT é um modelo de transporte que só funciona em sua plenitude se as linhas forem operadas com ônibus articulados ou bi-articulados, e em coredores exclusivos, por isso, já começamos a dar a nossa contribuição, de forma que, quando o projeto estiver pronto as empresas também estarão aptas a operacionalizá-lo", reforça Mário.

News - Assessoria & Comunicação

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

21 de outubro de 2019

Frente Parlamentar Mista apresenta emenda

para criação do Fundo Nacional de Financiamento do Transporte Público

21 de outubro de 2019

Despoluir participa de ação educativa no trânsito

no município de Natal em parceria com PVT, STTU e SME

21 de outubro de 2019

Despoluir visita empresas do Rio Grande do Norte

que participam do Programa Ambiental do Transporte

MAIS NOTÍCIAS