comunicação

Notícias

01 de fevereiro de 2016

Investimento
Redução foi de 11,8%

Investimento

O informativo Economia em Foco, divulgado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) na sexta-feira (28), aponta que o governo federal reduziu em 11,8% os valores destinados a investimentos para infraestrutura de transporte neste ano, na comparação com 2015. Por enquanto, foram alocados no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária) de 2016 R$ 12,3 bilhões para o setor. A redução dos recursos decorre dos cortes orçamentários definidos para promover o ajuste fiscal.

"A decisão do governo federal de reduzir o ritmo de investimento para reequilibrar suas contas e, assim, promover o ajuste fiscal necessário é um obstáculo à adequação e ao aumento da capacidade da infraestrutura de transporte nacional, já considerada precária pelos transportadores", destaca a Confederação Nacional do Transporte.

No informativo, a CNT alerta, ainda, que "postergar os investimentos pode prejudicar as obras já em andamento, assim como impossibilitar a realização daquelas importantes para dinamizar a atividade de transporte no Brasil". Também chama a atenção para o risco de a redução das verbas contribuir para a aceleração do desgaste da infraestrutura instalada, devido à falta de recursos para promover sua manutenção.

A publicação, intitulada "Transportadores, o que esperar de 2016?", faz um balanço dos principais desafios que serão enfrentados pelo setor em 2016 frente à crise econômica por que passa o Brasil, com o aumento dos combustíveis, a redução na demanda e a alta do dólar. "Tendo o transporte uma função meio na viabilização das transações de qualquer natureza, resultados negativos na esfera econômica impactam fortemente a demanda e, consequentemente, o desempenho do setor", diz o Economia em Foco.

Para a CNT, o governo e o setor transportador precisam adotar medidas para minimizar os efeitos negativos dessa conjuntura. "Ações que promovam a eficiência e a produtividade são fundamentais para que o setor atravesse esse momento de crise econômica e, da mesma forma, ajudem a transformar e dinamizar o setor de transporte e logística do país", conclui o informativo.

Natália Pianegonda

Agência CNT de Notícias

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

15 de julho de 2019

Inscrições abertas para programa de inovação

das empresas de transporte urbano de passageiros

11 de julho de 2019

Sest Senat de Cajazeiras será entregue em setembro

Presidente Eudo Laranjeiras e prefeito José Almir visitaram obras

MAIS NOTÍCIAS