comunicação

Notícias

21 de outubro de 2019

FPM defende
criação do Fundo Nacional

FPM defende

A Frente Parlamentar Mista do Transporte Público protocolou recentemente na Comissão Especial da Reforma Tributária a Emenda nº 200 à PEC 45/2019. Se aprovada, a Lei Complementar fará constar na Constituição Federal o Artigo 159-H que instituirá o Fundo Nacional para o financiamento do Transporte Público com recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A medida visa financiar parte dos custos do serviço público de transporte urbano e de caráter urbano com o objetivo de reduzir as tarifas pagas pela população.Articulada pela Frente Parlamentar Mista de Transporte Público (FPMTP) e apresentada por seu coordenador-geral, deputado Mauro Lopes (MDB/MG), a proposta recebeu o expressivo apoio de 198 deputados. Na base da justificativa da emenda, os parlamentares alegam a inércia do poder público em ter um planejamento adequado às necessidades da população, trazendo como resultado "diversas externalidades negativas que contribuem para a degradação desse serviço público, como o crescimento do transporte ilegal, das gratuidades e descontos sem fontes de financiamento, dos congestionamentos no trânsito das cidades, e da falta de investimento em infraestrutura".

A medida buscou inspiração, ainda, nos dados apresentados em setembro de 2019 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional durante Audiência Pública na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal. Na oportunidades, especialistas e técnicos da pasta apresentaram um diagnóstico sobre a insustentabilidade do atual modelo de transporte público coletivo no Brasil e apresentaram propostas que visam reduzir o custo da oferta do serviço, entre as quais se destaca a criação de um Fundo Nacional de Transporte Público Coletivo na Reforma Tributária constituído com recursos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A proposta será agora submetida ao parecer do relator da Comissão Especial da Reforma Tributária, destinada a analisar a PEC Nº 45/2019. Se aprovada, a emenda será incorporada à integra do texto da referida PEC e seguirá para debate e votação em 2 turnos no Plenário da Câmara.

Fonte: NTU

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

20 de novembro de 2019

Despoluir realiza palestra na Sipatma

da empresa Cidade Alta de Pernambuco

19 de novembro de 2019

Despoluir visita empresas da Paraíba

Filiados da Fetronor recebem orientação técnica

18 de novembro de 2019

Especialistas debatem na CNT

iniciativas sustentáveis do transporte

MAIS NOTÍCIAS