comunicação

Notícias

26 de junho de 2014

Fetronor entrega novos equipamentos
Equipamentos do Programa Despoluir serão entregues a partir do dia 27

Fetronor entrega novos equipamentos

A Fetronor disponibiliza a partir desta sexta-feira (27) os novos equipamentos para as aferições do Programa Despoluir. Agora, o controle da emissão de poluentes por caminhões e ônibus terá avaliação da opacidade da fumaça resultante da combustão pelo opacímetro e a análise das rotações do motor pelo tacômetro, sendo processados por um novo programa computacional , desenvolvido especialmente pela Tecnomotor.

"Esse modelo vai garantir um resultado mais apurado e atende à Instrução Normativa 6 da resolução 418 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)", explica o superintendente da Fetronor, Eiblyng Menegazzo. Para aprender a usar esse sistema, os técnicos do Despoluir da base da Fetronor (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), Cepimar (Ceará, Piauí e Maranhão) e Fetrabase (Bahia e Sergipe) participaram de treinamento realizado no início de junho no Sest/Senat do Recife.

Na ocasião, o coordenador de Projetos Especiais da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vinícius Ladeira, explicou que o objetivo foi habilitar os técnicos para começar a utilizar os novos equipamentos e o programa. Na parte prática fizeram diversas simulações usando o opacímetro e o tacômetro, além de receber orientações sobre as ligações dos cabos e das conexões com o caminhão. Também tiveram que entender sobre o padrão de aceleração e rotação para a aferição.
O curso teve aulas teóricas e demonstração dos equipamentos da Tecnomotor que substituem os da Napro, usados desde 2007, quando o Despoluir Programa Ambiental do Transporte começou a operar.

Os novos equipamentos serão entregues pela Fetronor para os técnicos que atuam nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Para dar continuidade ao programa, toda a frota de veículos do Despoluir foi renovada. A equipe da Fetronor recebeu recentemente seis Fiat/Palio zero km.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

23 de outubro de 2019

Piora a qualidade das rodovias brasileiras

Pesquisa CNT de Rodovias indica que 59% da extensão avaliada apresenta problemas

23 de outubro de 2019

Fetronor realiza reunião com técnicos

e coordenadores do Despoluir em Natal

21 de outubro de 2019

Frente Parlamentar Mista apresenta emenda

para criação do Fundo Nacional de Financiamento do Transporte Público

MAIS NOTÍCIAS