comunicação

Notícias

27 de junho de 2013

Fetronor defende a necessidade de subsídios
para a redução da tarifa de ônibus

Fetronor defende a necessidade de subsídios

As manifestações e protestos sobre a má qualidade do transporte público que tomaram conta do país nos últimos dias já eram esperadas pelo presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras. Segundo o dirigente, o alerta já vinha sendo feito há muitos anos pela entidade, só que as autoridades públicas nunca deram importância aos apelos dos empresários.

“Desde 2008 que a Fetronor vem alertando sobre a necessidade de investimentos no transporte público, mas nunca foi ouvida pelos políticos. Todos esses pleitos pela redução de impostos para o barateamento das passagens também foram solicitados a governadores e prefeitos, e agora diante destas manifestações, esperamos que o setor seja ouvido”, comentou.

Na pauta de reivindicações da federação, três são consideradas fundamentais para a melhoria e redução da tarifa do transporte coletivo: a redução do ICMS sobre o diesel, que hoje é de 25% no Rio Grande do Norte, IPI zero para a compra de ônibus e o pagamento de subsídio pelas prefeituras. “A exemplo do que já ocorre em outras capitais, há a necessidade de subsídio para baixar o valor da tarifa, pois são ganhos para os usuários e não para o empresário”, revela Eudo.

Atualmente, a prefeitura de São Paulo vem subsidiando o preço das passagens com um repasse de R$ 1,4 bilhão ao ano. Um outro tipo de subsídio que a Fetronor defende é a criação de uma taxa para automóveis, como prevê a Lei 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. “No mundo inteiro, são os carros quem subsidiam o transporte coletivo, mesmo para quem não utiliza”, explica o dirigente.

 

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de julho de 2019

Sest Senat promove a Semana do Motorista

Unidades do RN e PB realização várias atividades de 21 a 28 de julho

17 de julho de 2019

Uber tira usuários do transporte coletivo em SP

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram do transporte público

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

MAIS NOTÍCIAS