comunicação

Notícias

07 de junho de 2019

NTU em campanha
pela redução da poluição

NTU em campanha

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e empresas de ônibus urbano de todo o país estão promovendo, durante todo o mês de junho, a ação "Deixe o carro em casa = Deixe a poluição em casa".A ideia da campanha é promover a reflexão sobre o que cada cidadão pode fazer para reduzir a poluição do ar estimulando, ao mesmo tempo, o uso do transporte coletivo para deslocamentos nas cidades. Cerca de 76% da população brasileira vive em cidades e a tendência de aumento da urbanização nas próximas décadas coloca a discussão sobre cidades e mobilidade urbana no coração do desenvolvimento sustentável.

Os materiais da campanha, que incluem cartazes para serem fixados a bordo dos ônibus e em terminais de passageiros, busdoor e postagens para mídias sociais, destacam o impacto ambiental negativo do transporte individual: carros transportam 30% das pessoas que se deslocam, mas emitem 71% dos gases poluentes decorrentes do transporte nas cidades.

Segundo a ONU Meio Ambiente, nove em cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído. As emissões nocivas são responsáveis por uma em cada nove mortes em nível global e por sete milhões de mortes prematuras por ano. Só no continente americano, mais de 300 mil pessoas morrem anualmente devido à má qualidade do ar. Alguns poluentes atmosféricos também estão diretamente relacionados ao aquecimento global, contribuindo para o desenrolar de uma crise climática.

"Os ônibus poluem menos que os carros, transportam mais gente e ocupam menor espaço nas vias", explica o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha. "Queremos que as pessoas mudem seus conceitos e pensem mais na coletividade, optando pelo transporte público, que é mais sustentável. O ônibus tem uma grande contribuição a dar na superação dos desafios ambientais e para a saúde humana causados pela poluição do ar".

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

23 de agosto de 2019

Seminário apresenta inovações para o setor

e o vencedor do 1º Desafio do COLETIVO

21 de agosto de 2019

Vice-presidente da Fetronor recebe homenagem da NTU

Luiz Fernando Bandeira de Mello ganhou medalha Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro

21 de agosto de 2019

Despoluir realiza diagnóstico ambiental

nas empresas do Rio Grande do Norte

MAIS NOTÍCIAS