comunicação

Notícias

26 de abril de 2016

Diesel sobe
mais que a inflação

Diesel sobe

O preço do diesel no Brasil aumentou 12,55% entre 2014 e 2015. O litrou do combustível passou, em média, de R$ 2,51 para R$ 2,82. O incremento ficou acima da inflação no período, que foi de 10,67%. Isso ocorreu apesar da queda da cotação do barril do petróleo no mercado internacional: em 24 meses, enquanto o preço do diesel comercializado no país cresceu 20,7%, o valor internacional, cotado em moeda americana, caiu 48,2%.

Os dados foram compilados pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) no informativo Economia em Foco, publicado nesta segunda-feira (25), que também faz uma análise das causas e consequências desse cenário para os transportadores no Brasil. Na análise, a CNT considera que o aumento decorre de diversos fatores, entre os quais a elevação da carga tributária - CIDE, PIS/PASEP, COFINS e ICMS –, as variações no preço do biodiesel e os escândalos de corrupção e problemas de má gestão na Petrobras.

Para a entidade, a ausência de perspectivas de mudança nesse cenário, somada à recessão, preocupa e impacta diretamente na recuperação da atividade econômica do país. “Forçar o transportador e, por sua vez, a atividade produtiva brasileira a arcar com uma diferença de preços de mais de 60% em um item de custo tão relevante como é o combustível gera graves problemas de competitividade global, retardando a recuperação econômica brasileira”, avalia a Confederação Nacional do Transporte.

Fonte: CNT

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

18 de julho de 2019

Sest Senat promove a Semana do Motorista

Unidades do RN e PB realização várias atividades de 21 a 28 de julho

17 de julho de 2019

Uber tira usuários do transporte coletivo em SP

De cada 10 usuários do Uber Juntos, seis eram do transporte público

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

MAIS NOTÍCIAS