comunicação

Notícias

16 de agosto de 2018

Despoluir vistoria
frota de Campina Grande

Despoluir vistoria

A equipe do Despoluir da Fetronor inicia no dia 20 deste mês a vistoria da frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande, na Paraíba. Em parceria com o SITRANS - Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Campina Grande, os técnicos do Programa Ambiental do Transporte ficarão na cidade até o próximo dia 25.

O Programa Despoluir tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transporte de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade. Em 2017, registrou-se um índice de 97% de aprovação dos ônibus de Campina Grande, em consonância aos limites de emissão de fumaça estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.

As aferições são realizadas por meio de um opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) um Tacômetro (aparelho que mede a rotação e aceleração do motor) e um software que registra e mede as coletas. Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99) e 418.

Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites permitidos pela legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, que possui validade de até 180 dias.

O programa é uma iniciativa, criada desde 1997, da Confederação Nacional do Transporte – CNT em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste - FETRONOR, em operação nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. No estado da Paraíba, o programa conta com o apoio dos sindicatos SITRANS-CG e SETRANS-PB e SINTUR-JP.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

16 de junho de 2019

CNT lança segunda edição do Atlas do Transporte

Informações sobre a infraestrutura brasileira nos quatro modais

16 de junho de 2019

Petrobras reduz preço do diesel

Estatal anuncia fim da periodicidade de reajustes

14 de junho de 2019

Despoluir faz visita ao Sitrans de Campina Grande

Equipe foi recebida pelo diretor institucional Anchieta Bernardino

MAIS NOTÍCIAS