comunicação

Notícias

10 de junho de 2016

Despoluir realiza
aferição no Terminal PE-015

Despoluir realiza

Os passageiros que utilizam o Terminal Integrado da PE-015 acompanharam nesta quarta-feira (8) a análise da qualidade da fumaça expelida pelos ônibus que transitam pela estação. Ao longo do dia, uma equipe do Programa Despoluir, vinculado à Confederação Nacional do Transporte, aferiu a emissão de poluentes dos coletivos e sensibilizando a população sobre a importância da utilização do transporte público. A ação fez parte da programação da Fetronor na Semana do Meio Ambiente.

De acordo com a coordenação do programa, com o trabalho, 13 toneladas de dióxido de carbono deixaram de ser emitidos no estado em 2015. Coordenador do Despoluir em Pernambuco, André Galvão defende que houve grandes avanços na diminuição de poluentes por parte da frota de ônibus no estado. “Temos cerca de três mil coletivos e todos são analisados num período de seis em seis meses. Estimamos que, no ano passado, evitamos que 13 toneladas de gases poluentes fossem soltos no meio ambiente por meio do nosso trabalho de prevenção”.

Segundo Galvão, as empresas de ônibus contratam a equipe que vistoria a frota e entrega relatórios aprovando ou não a situação de cada veículo. Para ele, esse trabalho contribui com a valorização da utilização do transporte público. “Muitas pessoas usam os ônibus diariamente e essas ações possibilitam melhorias para a população”, comentou.

Para alguns passageiros, a ação é positiva. “Sou alérgica e essa fumaça toda me incomoda muito. Fico muito mal com o cheiro e já cheguei a passar mal várias vezes. Essa fumaça preta incomoda e é só mais um problema que enfrentamos diariamente quando utilizamos o transporte público”, afirmou a dona de casa, Lucicleide Alves, de 42 anos. Segundo o agente administrativo, Jorge Carneiro, 51, a diminuição de fumaça melhora a vida de todos. “Eu uso ônibus diariamente e fico muito incomodado com a fumaça que vem toda no nosso rosto, imagine quem mora próximo a um desses terminais e convivem com a fumaça o tempo todo. Saúde em primeiro lugar”, finalizou.

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

15 de outubro de 2019

Reforma tributária: CNT vai ouvir transportadores

na segunda fase da pesquisa

15 de outubro de 2019

Aplicativo de ônibus reduz uso do carro

Inovação do transporte coletivo começa a mostrar resultados

12 de outubro de 2019

Sest Senat inaugura unidade de João Câmara-RN

Evento contou com a presença do presidente da CNT

MAIS NOTÍCIAS