comunicação
Notícias
Despoluir: Frota de João Pessoa supera média nacional de aprovação
Índice de aprovação dos ônibus da Capital foi de 92,5%, enquanto que a média nacional é 89%

Como vem acontecendo nos últimos anos, as empresas de transporte coletivo de João Pessoa continuam obtendo bons índices e superando a média nacional no que diz respeito à preocupação com o meio ambiente, a partir da redução gradativa da emissão de poluentes.
Dados parciais referentes à primeira etapa de aferições feitas pelo Programa Despoluir na Paraíba, indicam que os 517 veículos de transporte coletivo que circulam em João Pessoa, continuam com índices de aprovação superiores à média nacional no que diz respeito à emissão de gases poluentes na atmosfera.
A frota de ônibus urbanos de João Pessoa apresentou um índice de aprovação de 92,5%, enquanto a média nacional é de 89%. Para o coordenador do Despoluir na Paraíba, Amauri Azevedo, “já é uma constância João Pessoa terminar o ano acima da média nacional”.
O Programa Despoluir é desenvolvido pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.
Na Paraíba, os técnicos do Despoluir realizam 200 avaliações mensais, em ônibus urbanos, intermunicipais e interestaduais de João Pessoa e Campina Grande. Pelo menos duas vezes por ano a frota dessas cidades é avaliada.
“Após constatar a aprovação do veículo, eles recebem um selo do Despoluir, atestando a boa qualidade dos motores. O selo tem validade de 180 dias”, explica Amauri Azevedo.
Quando o veículo é reprovado na avaliação do Despoluir – cujo índice em João Pessoa é de apenas 7,5% - as empresas recebem um relatório contendo todas as informações necessárias para a correta manutenção do ônibus.
Dentre algumas medidas recomendadas estão, por exemplo, o ajuste do motor de acordo com as prescrições do fabricante para que queimem o combustível dentro da normalidade e a correta operação do veículo que também é um fator importante para a redução da fumaça preta – sinal de que o veículo não está queimando todo o combustível.
Anualmente, a Fetronor e a CNT promovem o Prêmio Despoluir de Qualidade Ambiental, que distingue as empresas que atingiram os melhores índices.
Para o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, esse bom desempenho se deve “a uma série de ações que passam pela renovação periódica da frota, até o treinamento dos operadores.
“Nos últimos quatro anos já renovamos quase 60% da frota e investimos em cursos de direção econômica para qualificar ainda mais nossos motoristas”, revela Tourinho.
Despoluir
O Programa Despoluir, lançado em 1997, tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor transportador e contribuir com os esforços mundiais visando a diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
O Despoluir promove o uso de energia limpa pelas empresas de transporte, caminhoneiros autônomos e taxistas e estimula a adoção de normas ambientais relativas às emissões de poluentes por veículos.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fetronor
Compartilhe esta notícia
últimas notícias
05 de dezembro de 2019
Fortaleza tem serviço de transporte coletivo por aplicativo
Serviço não tem rota fixa, oferece conforto e preço acessível
04 de dezembro de 2019
Simulador previdenciário da CNT
Trabalhador poderá calcular o tempo para se aposentar e o valor do benefício
02 de dezembro de 2019