comunicação

Notícias

03 de novembro de 2016

Despoluir é tema
de palestra em Maceió

Despoluir é tema

Prezados Empresários e Executivos do setor de Transporte em Maceió,

Como já é de Vosso conhecimento, nosso setor estará realizando um Evento Workshop de Meio Ambiente e Mobilidade Urbana no dia 09/11 em Maceió, conjuntamente com a UNIT - Centro Universitário Tiradentes.

Nesse evento mostraremos os dados do DESPOLUIR e discutiremos a relação do agravamento da poluição atmosférica com as políticas estabelecidas de Mobilidade Urbana. A ideia central é mostrarmos pelo viés do Meio Ambiente que o transporte coletivo por ônibus deve ser prioridade na definição das políticas públicas.

Infelizmente nosso setor possui uma rejeição e imagem negativa perante a sociedade, mas através do viés ambiental, temos conseguido discutir soluções que se fossemos discutidas pela temática do transporte público propriamente dito, não conseguiríamos.

Portanto, convidem as autoridades ligadas aos temas, convidem instituições e movimentos relacionados com os temas (pessoal das bicicletas, ativistas, estudantes, políticos e etc) para que possamos ir construindo um melhor caminho de discussão do transporte público pelo foco das questões ambientais.

No evento será apresentado por cientistas as questões relacionadas a poluição atmosférica, conceitos de mobilidade urbana, e teremos a participação do Dr. Batinga (político, ex prefeito, ex deputado, participou do GEIPOT, um dos nomes mais importantes em Mobilidade Urbana no Brasil, Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana de João Pessoa-PB.

Contamos com Vosso apoio nesta iniciativa que marca um novo modelo de discutir o transporte na cidade de Maceió, em defesa de nosso setor.

Atenciosamente, Eiblyng Scardini Menegazzo, Superintendente - FETRONOR

 

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

8H00 – CREDENCIAMENTO

8H15 – ABERTURA

8H30: – 1º PALESTRA – EIBLYNG MENEGAZZO – PROGRAMA AMBIENTAL DO TRANSPORTE DESPOLUIR

Superintendente da Fetronor. Graduado em Administração pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo, especialização em Empresas de Terceiro Setor e Pós – graduado em Controladoria pela UFRN. Especialista em formulação de projetos e viabilidade econômica.

9H – 2º PALESTRA – AJIBOLA ISAÚ BADIRÚ – SAÚDE, POLUIÇÃO E MEIO AMBIENTE

Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear) USP (2006), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPB (1999) e Arquiteto pela UFPB (1990). Professor Visitante na Universidade de Michigan - MSU. Atualmente é Professor Titular trabalhando no Núcleo Interdisciplinar de Pós-Graduação (NIPG) do Centro Universitário Tiradentes Unit/Alagoas, onde participa como membro do Conselho de Pesquisa Acadêmica. É pesquisador que colabora para o grupo GEOPLAN na UFS, e com seu conhecimento na área de geoprocessamento, examinando aplicação de modelos matemáticos, uso e ocupação do solo, Sensoriamento Remoto. Tem quatro estágios de pós-doutoramento concluídos em Estudos Urbanos e Regionais com foco em Ecologia da Paisagem Urbana e Diagnóstico Socioambiental (MSU, 2007; IPEN, 2006-2010; UFS, 2010-2012).

9H30 – 3º PALESTRA – DIEGO FREITAS – POLÍTICAS PÚBLICAS E MOBILIDADE

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos com estágio "Sandwich" no Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales do Colégio de México. Atua como Pesquisador Associado ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Professor do Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicasdo Centro Universitário Tiradentes e Professor Colaborador do Programa de Pós Graduação em Saúde e Ambiente da Universidade Tiradentes. Membro da Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Áreas de interesse: Políticas Públicas; Avaliação de Impacto Ambiental; Avaliação de Políticas e Programas na área de Saúde Ambiental; Política Comparada; Indicadores de Sustentabilidade.

10H – 4º PALESTRA – CARLOS ALBERTO BATINGA CHAVES – GESTÃO PÚBLICA DA MOBILIDADE URBANA E SUA CONTRIBUIÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Tem formação em engenharia civil pela Universidade Federal da Paraíba. Com especialização em transporte, é um dos

mais renomados profissionais da área, tendo trabalhado em João Pessoa, Salvador e Natal. Vindo de uma família sem passado político, Batinga buscou ser prefeito de Monteiro, cidade localizada no cariri paraibano, pois desde jovem tinha o desejo de melhorar sua terra natal. Foi prefeito do município de Monteiro durante dois mandatos: de 199 a 2000 e de 2001 a 2004. Nas suas duas gestões transformou o município em um grande produtor de leite caprino, sendo Monteiro a maior bacia leiteira dessa espécie. Logo após, foi superintendente do Sebrae/PB (2005 e 2006), de onde saiu para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual e assumindo sua cadeira na Casa Epitácio Pessoa, em 2007, pelo Partido Socialista Brasileiro(PSB), partido pelo qual já não faz militância, sendo agora filiado ao Partido Social Cristão (PSC), com mandato de deputado estadual até janeiro de 2015. Atualmente, Carlos Batinga é superintendente de Mobilidade Urbana da Prefeitura de João Pessoa.

10:30 – DEBATE – PARTICIPAÇÃO DA PLATÉIA COM PERGUNTAS DIRIGIDAS AOS PALESTRANTES

12H00 – ENCERRAMENTO

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

15 de julho de 2019

Inscrições abertas para programa de inovação

das empresas de transporte urbano de passageiros

11 de julho de 2019

Sest Senat de Cajazeiras será entregue em setembro

Presidente Eudo Laranjeiras e prefeito José Almir visitaram obras

MAIS NOTÍCIAS