comunicação

Notícias

22 de novembro de 2013

Despoluir atinge um milhão de aferições
Programa do CNT desperta a consciência ambiental nas empresas do transporte

Despoluir atinge um milhão de aferições

O Programa Ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest Senat – Despoluir – acaba de atingir uma importante estatística para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte: um milhão de aferições em caminhões e ônibus em todo o Brasil. Lançado em 2007, o projeto já atendeu a 10 mil empresas e a mais de 12 mil caminhoneiros autônomos. É o maior e mais completo programa de aferição veicular existente hoje no país.

“Na prática, o trabalho representa menos emissão de poluentes nas cidades e nas rodovias, menos consumo de combustível e maior consciência ambiental entre os transportadores – motoristas de empresas, caminhoneiros autônomos e outros trabalhadores. Isso se traduz em mais qualidade de vida aos cidadãos”, destaca o presidente da CNT, senador Clésio Andrade.

A principal ação do Despoluir é o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, que consiste na aferição do nível de material particulado (fumaça preta) emitido pelos veículos pesados. Os ônibus e caminhões que estão de acordo com os padrões ambientais recebem o selo do Despoluir, enquanto os motoristas de veículos reprovados são orientados sobre a necessidade de se fazer a manutenção correta para emitir menos poluentes e economizar combustível. 

O senador Clésio Andrade acrescenta vantagens listadas às empresas que confiam no trabalho da CNT e do Sest Senat: “elas adotam práticas de reuso da água e outras medidas para alcançar maior eficiência energética”. Segundo ele, o Programa contribui para estimular os transportadores a trabalhar pelo desenvolvimento sustentável do setor. 

FETRONOR

De acordo com a coordenadora do Despoluir, da Fetronor, Pricila Meirelles, as aferições na base da federação nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte somam mais de 80 mil, transformando a entidade numa importante parceira do Programa Ambiental do Transporte da CNT e Sest Senat.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

15 de outubro de 2019

Reforma tributária: CNT vai ouvir transportadores

na segunda fase da pesquisa

15 de outubro de 2019

Aplicativo de ônibus reduz uso do carro

Inovação do transporte coletivo começa a mostrar resultados

12 de outubro de 2019

Sest Senat inaugura unidade de João Câmara-RN

Evento contou com a presença do presidente da CNT

MAIS NOTÍCIAS