comunicação

Notícias

22 de novembro de 2013

Despoluir atinge um milhão de aferições
Programa do CNT desperta a consciência ambiental nas empresas do transporte

Despoluir atinge um milhão de aferições

O Programa Ambiental da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest Senat – Despoluir – acaba de atingir uma importante estatística para o desenvolvimento sustentável do setor de transporte: um milhão de aferições em caminhões e ônibus em todo o Brasil. Lançado em 2007, o projeto já atendeu a 10 mil empresas e a mais de 12 mil caminhoneiros autônomos. É o maior e mais completo programa de aferição veicular existente hoje no país.

“Na prática, o trabalho representa menos emissão de poluentes nas cidades e nas rodovias, menos consumo de combustível e maior consciência ambiental entre os transportadores – motoristas de empresas, caminhoneiros autônomos e outros trabalhadores. Isso se traduz em mais qualidade de vida aos cidadãos”, destaca o presidente da CNT, senador Clésio Andrade.

A principal ação do Despoluir é o projeto Redução da Emissão de Poluentes pelos Veículos, que consiste na aferição do nível de material particulado (fumaça preta) emitido pelos veículos pesados. Os ônibus e caminhões que estão de acordo com os padrões ambientais recebem o selo do Despoluir, enquanto os motoristas de veículos reprovados são orientados sobre a necessidade de se fazer a manutenção correta para emitir menos poluentes e economizar combustível. 

O senador Clésio Andrade acrescenta vantagens listadas às empresas que confiam no trabalho da CNT e do Sest Senat: “elas adotam práticas de reuso da água e outras medidas para alcançar maior eficiência energética”. Segundo ele, o Programa contribui para estimular os transportadores a trabalhar pelo desenvolvimento sustentável do setor. 

FETRONOR

De acordo com a coordenadora do Despoluir, da Fetronor, Pricila Meirelles, as aferições na base da federação nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte somam mais de 80 mil, transformando a entidade numa importante parceira do Programa Ambiental do Transporte da CNT e Sest Senat.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

16 de julho de 2019

EaD do SEST SENAT lança novos cursos

Cursos são gratuitos para trabalhadores do transporte

15 de julho de 2019

Inscrições abertas para programa de inovação

das empresas de transporte urbano de passageiros

11 de julho de 2019

Sest Senat de Cajazeiras será entregue em setembro

Presidente Eudo Laranjeiras e prefeito José Almir visitaram obras

MAIS NOTÍCIAS