comunicação

Notícias

02 de agosto de 2017

Defesa de mestrado
do Despoluir é aprovada

Defesa de mestrado

Os dez anos do Despoluir foram contemplados com uma defesa de mestrado da professora Luara Musse de Oliveira, do curso de Especialização em Educação Ambiental do Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), de Natal-RN. A dissertação sobre a contribuição do Programa Ambiental do Transporte para redução e controle dos gases da atmosfera pela frota de ônibus da capital potiguar foi aprovada pela banca examinadora, nesta segunda-feira (31), no IFRN.

De acordo com o superintendente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste, Eiblyng Menegazzo, a defesa de mestrado sobre o Despoluir surgiu por meio de parceria inédita da Fetronor com o IFRN no ano de 2016. "No ano passado fechamos um convênio com o IFRN a fim de colocar à disposição dos acadêmicos todas as informações do Despoluir para objeto de estudo e o primeiro resultado veio com a professora Luara que realizou uma dissertação baseada em dados técnicos construídos ao longo de dez anos de aferições veiculares na frota de ônibus de Natal", revelou.

A banca examinadora da defesa de mestrado do Despoluir esteve constituída pela Pró-reitora de Extensão do IFRN, Régia Lúcia Lopes, do professor da Diretoria de Recursos Naturais do IFRN Campus Natal, Jean Tavares, e do professor e coordenador do Laboratório de Química Ambiental da Unidade de Pesquisa Aplicada do Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis - CTGAS-ER (Consorcio Petrobras/Senai), Glauber José Turolla Fernandes. A coordenador do Despoluir da Fetronor, Rosiléa Leite, acompanhou a apresentação.

Bióloga formada pela UFRN e tecnóloga e especialista em Gestão Ambiental pelo IFRN, Luara Musse de Oliveira conheceu o Despoluir através de uma visita da Fetronor ao IFRN. "A Fetronor esteve no IFRN e convidou os alunos do curso de Gestão Ambiental para acompanhar o processo de aferição na empresa de transporte Cabral, foi quando conheci a importância do Despoluir para o meio ambiente, decidindo então me aprofundar nos estudos e transformá-lo numa bem sucedida dissertação de mestrado", explicou a mais nova mestre do IFRN.

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

20 de setembro de 2017

Empresário Francisco Cabral

Fundador da Empresa Cabral

19 de setembro de 2017

Despoluir-Fetronor na Semana Nacional

do Trânsito do Sest Senat de João Pessoa-PB

19 de setembro de 2017

Despoluir-Fetronor na abertura

da Semana Nacional do Trânsito em João Pessoa

MAIS NOTÍCIAS