comunicação

Notícias

14 de novembro de 2018

ANTP promove
curso em João Pessoa

ANTP promove

Mostrar como são calculados os custos do transporte público nas cidades brasileiras, entre elas João Pessoa e Natal. É esse o principal objetivo do curso promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), na próxima sexta-feira (23), no auditório do hotel Hardman Praia, em João Pessoa-PB.

O curso Como calcular a tarifa de ônibus será ministrado pelo engenheiro Luiz Carlos Mantovani Néspoli e pelo economista Celso Bersi, consultores da ANTP e reunirá técnicos que atuam nos órgãos públicos de transporte urbano da Paraíba e Rio Grande do Norte.

Empresários, autoridades, lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil, imprensa, pesquisadores e interessados no assunto dos dois estados também confirmaram presença. As inscrições são gratuitas e serão oferecidas 50 vagas.

Esse curso vem sendo realizado em várias cidades do Brasil e tem o objetivo, segundo o presidente da ANTP, Aílton Brasiliense Pires (foto), dar precisão e transparência ao cálculo dos custos e "iniciar no país a conscientização de que não existem caixas pretas no setor de transporte público".

"Vamos apresentar todo o método de cálculo da planilha tarifária utilizado no país, mostrando a transparência que a sociedade sempre exigiu do setor, com informações precisas e detalhadas a respeito dos itens que impactam os custos do serviço de transporte em qualquer localidade do Brasil", garantiu Brasiliense.

O curso também terá como finalidade esclarecer o impacto dos custos fixos e variáveis computados no cálculo da tarifa e demonstrar a relação entre custo e qualidade do transporte, com a introdução de melhorias e serviços cobrados pela população.

Airton Brasiliense citou o exemplo do cálculo tarifário do transporte por ônibus do município de Pelotas-RS. "Lá, o prefeito Eduardo Leite, agora eleito governador do Rio Grande do Sul, realizou uma pesquisa tarifária com os itens adicionais e a população escolheu qual serviço pagaria".

Para o presidente da Associação Nacional de Transporte Público, que reúne técnicos e pesquisadores de todo país, "é assim que conseguiremos alcançar um patamar de transparência e confiabilidade, pois a qualidade no transporte público também qualifica o cidadão, é um projeto de cidadania".

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

12 de dezembro de 2018

Transporte cresce 2,3% até setembro

Boletim da CNT analisa desempenho da economia e do setor transportador

08 de dezembro de 2018

Despoluir realiza visitas técnicas

às empresas de transportes da Paraíba

07 de dezembro de 2018

Caroline de Sousa é a vencedora do Concurso

de Redação "Despoluir para preservar"

MAIS NOTÍCIAS