comunicação

Notícias

30 de julho de 2018

Biometria facial
chega a 70% em Maceió

Biometria facial

Por Jéssica Marques

A biometria facial já chegou a 70% dos ônibus de Maceió, em Alagoas. Segundo a previsão da Prefeitura, até o final do ano todos os veículos estarão com o sistema implantado.

O objetivo da biometria facial nos ônibus do SIMM (Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió) é coibir o uso indevido do Cartão Bem Legal, conforme previsto no contrato de licitação entre a Prefeitura de Maceió e as empresas de ônibus que atuam na cidade.

"Até o mês de junho, cerca de 25% dos ônibus da capital possuíam o equipamento de biometria facial. Até o final de julho, eles estarão em 70% da frota. A previsão é de que até o final o ano, o reconhecimento pela biometria facial esteja em 100% da frota de ônibus de Maceió" – disse o titular da Divisão de Cadastro de Transporte da SMTT, Zenildo Filho, por meio de nota.

Segundo informações da Prefeitura, a tecnologia é operada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito para garantir que os cartões nas modalidades Sênior, Especial, Especial com acompanhante, Estudante e Correios sejam utilizados apenas pelos titulares.

FUNCIONAMENTO

As imagens dos passageiros são registradas pela câmera da biometria quando passam pela catraca e são monitoradas pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica.

"Caso seja constatada a irregularidade, o cartão será bloqueado e retido. O usuário precisará se dirigir ao posto de atendimento da Transpal, que está localizado na Avenida Vereador Dário Marsíglia, no Tabuleiro do Martins, onde será informado sobre o motivo do bloqueio do cartão" – informou a Prefeitura, em nota.

Sendo assim, na primeira ocorrência, o titular ficará sem poder utilizar do cartão por um mês e terá os créditos suspensos. Em caso de reincidência, o prazo será estendido para dois meses. Caso volte a acontecer, o benefício será cancelado por dois anos.

Fonte: Jessica Marques - Diário do Transporte

Compartilhe esta notícia

últimas notícias

08 de dezembro de 2018

Despoluir realiza visitas técnicas

às empresas de transportes da Paraíba

07 de dezembro de 2018

Caroline de Sousa é a vencedora do Concurso

de Redação "Despoluir para preservar"

06 de dezembro de 2018

Cursos gratuitos para gerir negócios no transporte

Capacitações do SEST SENAT ajudam transportadores

MAIS NOTÍCIAS